o DINHEIRO COMO DÁDIVA E MEDIAÇÃO NA RELAÇÃO COM O SAGRADO
Resumo
O texto ora proposto pretende refletir sobre a questão do dinheiro como elemento de mediação na relação com o sagrado na experiência religiosa neopentecostal. O entendimento disto como problema sociológico não pretende ser reduzido a uma simples critica mercadológica e utilitarista, só porque o fator 'dinheiro' compõe o jogo religioso como peça central. O dinheiro, no uso que se faz dele no espaço do culto, aponta para uma produção do social ou uma reinvenção de um social comunitário. Esse aspecto sociológico é eixo norteador de tal reflexão e para tanto, é preciso tratar o dinheiro para além de um equivalente geral, é preciso tratá-lo como símbolo. Para isto, a reflexão trilha seus caminhos à luz do sistema da dádiva.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado