A JUVENTUDE NO CONTEXTO SOCIAL CONTEMPORÂNEO
Resumo
As juventudes vivenciam atualmente mudanças constantes que tornam os lugares e papéis desempenhados fluidos e incertos. A crise e a precariedade do emprego, assim como as rápidas e intensas mudanças nos padrões tecnológicos do sistema produtivo vão, pouco a pouco, adiando o tempo médio de capacitação adequada para disputa de postos de trabalho e exigindo capacitação permanente dos indivíduos, principalmente nos meios urbanos. Essa situação prolonga também a dependência do/da jovem do esquema familiar: adquiri-se autonomia em esferas pontuais da existência, mantendo-se a dependência familiar para a sobrevivência. O presente artigo desenvolve algumas reflexões sobre o contexto social dos jovens nesse início de século e analisa os desafios de uma sociologia da juventude, voltada tanto para a compreensão dos aspectos lineares das biografias juvenis (escola, profissão, família), como dos “desalinhamentos” ou experiências de deslocamentos e descontinuidades vividas no cotidiano.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado