GOVERNAÇA LIBERAL GLOBAL: biopolítica, segurança e guerra
Resumo
O artigo discute a revolução nos assuntos militares que se opera quando a idéia de vida biológica é reconfigurada por uma compreensão molecular e informacional da matéria. Já não estamos no cenário de políticas de segurança e de guerra fundadas na delimitação clara e soberana do que seja “amigo” e “inimigo”. O universo teórico de Carl Schmitt já não dá conta de um exercício político necessariamente planetário. A discussão das questões de segurança na contemporaneidade, então, abre-se inevitavelmente à noção de complexidade. As ciências da complexidade parecem insistir no caráter radicalmente relacional da realidade. O resultado dessa nova situação biopolítica é o surgimento de uma dinâmica de segurança hiperbólica, sob a influência da qual qualquer organização ou população pode se tornar perigosa.
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado