REENCONTRO COM O NORDESTE: Itinerários de pesquisa e construção do campo intelectual dos estudos rurais.
Resumo
Esta aula inaugural se refere à formação e o amadurecimento do campo intelectual, no Brasil, em torno dos estudos rurais, que congrega um grande número de pesquisadores em todas as regiões do País e a partir do qual, em conjunto, pensamos sociologicamente a sociedade brasileira. Refiro-me, especialmente, aos contornos deste campo, tais como foram sendo recortados e aprofundados a partir dos anos 70, sem ignorar, no entanto, que os estudos rurais tem uma longa história no pensamento social brasileiro e uma importante contribuição para a compreensão da sociedade, nos períodos anteriores ao que estou demarcando neste trabalho.
Digamos, que para efeito desta análise, considerarei o campo intelectual dos estudos rurais que se constituiu especialmente em torno da implantação e solidificação dos programas de pós-graduação no Brasil. Outrora fizeram este mesmo esforço de síntese, entre eles, Jose Vicente Tavares dos Santos, Jose Cesar Gnaccarini e Margarida Maria Moura.1 Neste meu trabalho, assumo o risco de propor minha leitura pessoal. Para fazer esta reflexão permito-me usar como referenda um texto recente de Marcel Jollivet, que eu mesma acabo de traduzir e que foi publicado na revista do CPDA.2
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado




