O DESEMPENHO DE DOCENTES POS-GRADUADOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

José Carlos Vieira Wanderley, Luiz Neto Canuto, Vera Regin A. Canuto

Resumo


Foi com a intenção de compreender melhor os resultados da política de pós-graduação stricto sensu da UFPE que os autores realizaram uma pesquisa envolvendo os diversos campos do conhecimento dessa instituição, buscando elaborar uma avaliação global implantada por ela. As reflexões aqui apresentadas referem-se a uma das várias dimensões estudadas. Trata-se dos efeitos, sobre o desempenho dos docentes da UFPE, da realização de cursos de pós-graduação, incluindo aqueles que não haviam conseguido, até o momento da pesquisa, obter o título almejado. Os procedimentos adotados para atingir o objetivo desejado foram: verificar se a formação adquirida por alunos/ docentes nos cursos de mestrado e doutorado tem contribuído para o incremento das atividades desempenhadas e se existe adequação entre o conhecimento adquirido e a atividade profissional atual, segundo sua própria avaliação. Procedeu-se, para tanto, a uma análise comparativa do nível de participação dos sujeitos da pesquisa antes e depois da realização do curso, no que se refere a desempenho, produtividade acadêmica e aplicação dos conhecimentos adquiridos.


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@ 2012 - PPGS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE.

ISSN Impresso 1415-000X

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