A POLÊMICA REVISITADA: Regionalismo e modernismo
Resumo
A intenção é de analisar os pontos de antagonismo, c também, os de contato, entre os dois grandes formuladores da plataforma intelectual do país na década de vinte: Gilberto Freire e Mário de Andrade.
A década de vinte representa para a memória do pais um dos momentos mais ricos de sua história. Tínhamos finalmente nos firmado como nação independente e ensaiávamos o nosso balé no grande palco da Belle Époque, conscientes de nossa modernidade. Portanto, em vez de falarmos de modernidade, poderemos perfeitamente falarmos de modernidades brasileiras , tomando como paradigma a modernidade europeia, da qual derivávamos e a qual poderia ser entendida em sua relativa homogeneidade.
Downloads
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado




