O ensino de métodos e técnicas de pesquisa nos cursos de ciências sociais

Heloisa Helena T. de Souza Martins

Resumo


Resumo

O artigo tem como objetivo esclarecer o processo de constituição dos padrões de trabalho científico nas Ciências Sociais brasileiras, em especial na Sociologia, tendo como referência o ensino de Métodos e Técnicas de Pesquisa. No sentido de discutir a influência norte-americana na formação dos cientistas sociais em nosso país, procura-se recuperar, na primeira parte do texto, certos procedimentos da investigação empírica nos EUA que tiveram como resultado o predomínio da metodologia quantitativa de pesquisa e o declínio dos métodos qualitativos. Para conhecer a história da constituição e institucionalização das Ciências Sociais e principalmente da Sociologia como ciência no Brasil toma-se como referência dois centros de formação: A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP e a Escola Livre de Sociologia e Política, em São Paulo. A análise dos currículos dos cursos de Ciências Sociais e dos programas da disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa permite compreender os objetivos e as diferentes orientações teóricas e metodológicas que orientaram a formação dos alunos dessas duas instituições e a afirmação da Sociologia como ciência empírica.


Palavras-chave

Metodologia Quantitativa. Metodologia Qualitativa. Pesquisa Social. Sociologia. Ciências Sociais.


THE TEACHING RESEARCH METHODS AND TECHNIQUES IN SOCIAL SCIENCES COURSES


Abstract

The article aims to clarify how the standards of scientific work in the Social Sciences in Brazil were established, in particular in the field of Sociology, in connection with the teaching of Research Methods and Techniques. In the first part of the text, to discuss American influence upon the training of social scientists in our country, the author try to recover certain empirical investigation procedures in the USA that led to quantitative research methodologies becoming predominant and to the decline of qualitative methods. To understand the history of the establishment and institutionalization of the Social Sciences and in particular of Sociology as science in Brazil, reference is made to two centres of education: the School of Philosophy, Sciences and Literature of the University of São Paulo and the Free School [Escola Livre] of Sociology and Politics in São Paulo. An analysis of the curriculums of the Social Sciences courses and of the programs of the Research Methods and Techniques discipline helps one to understand the objectives and the different theoretical and methodological orientations that guided the education of students and the consolidation of Sociology as an empirical science.

Keywords

Quantitative Methodology. Qualitative Methodology. Social Research Sociology. Social Sciences.


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@ 2012 - PPGS - Revista do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE.

ISSN Impresso 1415-000X

ISSN Eletrônico 2317-5427