De Comte a Bauman: algumas aproximações entre os conceitos de geração e identidade

Autores

  • Sandro Faccin Bortolazzo UFRGS

Palavras-chave:

geração, identidade, estudos culturais

Resumo

Registrado sob o referencial teórico dos Estudos Culturais, o presente artigo explora o conceito de geração, tentando aproximá-lo das questões identitárias. De Comte à Bauman, ambos os conceitos – geração e identidade – têm sido proeminentes no campo da sociologia. No entanto, seria possível tratar as gerações como universais, quer dizer, como entidades que configuram uma época? Propondo responder, esta investigação contemplou dois movimentos: apresentação de um panorama sobre o uso e a apropriação do conceito de geração; uma discussão a partir das aproximações entre geração e identidade, indicando não apenas os marcadores das diferenças de classes, gêneros ou faixa etárias, mas também aqueles culturais.

Biografia do Autor

Sandro Faccin Bortolazzo, UFRGS

bacharel em Comunicação Social/Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Educação pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) na linha de pesquisa Estudos Culturais, em Educação. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) na mesma linha de pesquisa. Interesses de pesquisa abrangem novas tecnologias de informação e comunicação, geração digital, cultura digital, juventude e consumo. É integrante do Núcleo de Estudos sobre Currículo, Cultura e Sociedade (NECCSO) da UFRGS. Atualmente trabalha com gestão de clientes da América do Norte e Latina para produtos Cloud na empresa alemã SAP, focada no ramo de tecnologia da informação.

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