“Os amores difíceis”: sociologia e fotografia
Palavras-chave:
sociologia, fotografia, epistemologia, realismo, autonomia do sujeitoResumo
O trabalho aborda diferentes modos analíticos de usos da imagem na pesquisa sociológica. À observação de um obstáculo epistemológico - o ‘problema do realismo’ - o artigo busca enfrentá-lo com conceitos trabalhados por Roland Barthes em A Câmara Clara e análises de teóricos da imagem para problematizar a relação sociologia e fotografia.
Referências
BARTHES, Roland. 1982. Fotos-Choque. In Mitologias. São Paulo. Difel. p. 67-69.
BARTHES, Roland. 1984. A Câmara Clara. Rio de Janeiro. Nova Fronteira.
BAZIN, Andre. 1991Ontologia da imagem Fotográfica. In O Cinema: Ensaios. São Paulo. Ed. Brasiliense.
BECKER, Howard. 2009. Falando da Sociedade: Ensaios sobre as Diferentes Maneiras de Representar o Social. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed.
BECKER, Howard. 1986. Photography and a Sociology. Doing Things Together Selected Paper. Evanston. Northwestern University Press. p. 223-271.
BECKER, Howard. 1981. Exploring Society Photographically. Chicago: The University Chicago Press.
BECKER, Howard. 1977. Arte como Ação Coletiva. In Uma Teoria da Ação Coletiva. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed. p. 205-225.
BENJAMIM, Walter. 1993. Pequena História da Fotografia. In Magia e Técnica, Arte e Política. Obras Escolhidas, Volume 1. São Paulo. Brasiliense. p. 91-107. 6a ed.
BOURDIEU, Pierre. 1965. Art Moyen. Paris. Les Editions de Minuit. CADERNOS DE ANTROPOLOGIA E IMAGEM 1995-2006. Núcleo de Antropologia e Imagem, Oficina de Ciências Sociais/UERJ.
CALVINO, Ítalo. 2002. Os Amores Difíceis. São Paulo. Companhia das Letras.
COLLIER, John. 1973. Antropologia Visual: A Fotografia como Método de Pesquisa. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo.
COULON, Alain. 1995. A Escola de Chicago. São Paulo. Papirus Editora.
DARBON, Sébastien. 1998. O Etnólogo e suas Imagens. In O Fotográfico. Samain Etienne. São Paulo. Editora Hucitec. p 101-113.
DUBOIS, Philippe.2003. O Ato Fotográfico e Outros Ensaios. 7a ed. Campinas, Papirus.
FREUND, Gisèle. 2004. La Fotografía como Documento Social. Barcelona. Editorial Gustavo Gili.
JOAS, Hans. 1999. Interacionismo Simbólico. In Teoria Social Hoje. Giddens, Anthony & Turner, Jonathan (orgs). São Paulo. Editora Unesp. p. 127-174.
LACAN, Jacques.2008. O Inconsciente e a Repetição. Seminário, Livro 11: Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed. p. 25-70
LEITE, Miriam Moreira.2000. Retratos de Família. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2a ed.
LEITE, Miriam Moreira & Feldman-Bianco. (Orgs.).1988. Desafios da Imagem.Campinas, SP. Papirus.
MARESCA, Sylvain.s/d. Réfléchir les Sciences Sociales dans le Miroir de la Photographie. Mimeo.
MARTINS, José de Souza. 2014. Sociologia da Fotografia e da Imagem. São Paulo, Editora Contexto, 2ª Ed.
MEAD, Margareth. & Bateson, Gregory. 1942.Balinese Caracter: A
Photographic Analysis. New York. New York Academy of Science.
SAMAIN, Etienne.(Org.) 1998. O Fotográfico. São Paulo. Editora Hucitec.
TERROINOIRE, Jean-Paul. 1985 Images e Sciences Sociales: L’Objet et L’Outil. Paris. Revue Française de Sociologie XXVI. p. 509-527
TRACHTENBERG, Alan. 1994. Reading American Photographs. New York. The Noonday Press
Downloads
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado