“Os amores difíceis”: sociologia e fotografia

Autores

  • Ana Lucia Lucas Martins Departamento de História e Economia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Palavras-chave:

sociologia, fotografia, epistemologia, realismo, autonomia do sujeito

Resumo

O trabalho aborda diferentes modos analíticos de usos da imagem na pesquisa sociológica. À observação de um obstáculo epistemológico - o ‘problema do realismo’ - o artigo busca enfrentá-lo com conceitos trabalhados por Roland Barthes em A Câmara Clara e análises de teóricos da imagem para problematizar a relação sociologia e fotografia.

Biografia do Autor

Ana Lucia Lucas Martins, Departamento de História e Economia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

é doutora (2000) e mestre (1992) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professora associada do Departamento de História e Economia do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem experiência na área de sociologia e atua nos seguintes temas: sociologia da produção visual (cinema e fotografia); imagem, ensino e pesquisa em ciências sociais; cidades e processos sociais; transformação e preservação de paisagens.

Referências

BARTHES, Roland. 1982. Fotos-Choque. In Mitologias. São Paulo. Difel. p. 67-69.

BARTHES, Roland. 1984. A Câmara Clara. Rio de Janeiro. Nova Fronteira.

BAZIN, Andre. 1991Ontologia da imagem Fotográfica. In O Cinema: Ensaios. São Paulo. Ed. Brasiliense.

BECKER, Howard. 2009. Falando da Sociedade: Ensaios sobre as Diferentes Maneiras de Representar o Social. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed.

BECKER, Howard. 1986. Photography and a Sociology. Doing Things Together Selected Paper. Evanston. Northwestern University Press. p. 223-271.

BECKER, Howard. 1981. Exploring Society Photographically. Chicago: The University Chicago Press.

BECKER, Howard. 1977. Arte como Ação Coletiva. In Uma Teoria da Ação Coletiva. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed. p. 205-225.

BENJAMIM, Walter. 1993. Pequena História da Fotografia. In Magia e Técnica, Arte e Política. Obras Escolhidas, Volume 1. São Paulo. Brasiliense. p. 91-107. 6a ed.

BOURDIEU, Pierre. 1965. Art Moyen. Paris. Les Editions de Minuit. CADERNOS DE ANTROPOLOGIA E IMAGEM 1995-2006. Núcleo de Antropologia e Imagem, Oficina de Ciências Sociais/UERJ.

CALVINO, Ítalo. 2002. Os Amores Difíceis. São Paulo. Companhia das Letras.

COLLIER, John. 1973. Antropologia Visual: A Fotografia como Método de Pesquisa. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo.

COULON, Alain. 1995. A Escola de Chicago. São Paulo. Papirus Editora.

DARBON, Sébastien. 1998. O Etnólogo e suas Imagens. In O Fotográfico. Samain Etienne. São Paulo. Editora Hucitec. p 101-113.

DUBOIS, Philippe.2003. O Ato Fotográfico e Outros Ensaios. 7a ed. Campinas, Papirus.

FREUND, Gisèle. 2004. La Fotografía como Documento Social. Barcelona. Editorial Gustavo Gili.

JOAS, Hans. 1999. Interacionismo Simbólico. In Teoria Social Hoje. Giddens, Anthony & Turner, Jonathan (orgs). São Paulo. Editora Unesp. p. 127-174.

LACAN, Jacques.2008. O Inconsciente e a Repetição. Seminário, Livro 11: Os Quatro Conceitos Fundamentais da Psicanálise. Rio de Janeiro. Jorge Zahar Ed. p. 25-70

LEITE, Miriam Moreira.2000. Retratos de Família. São Paulo. Editora da Universidade de São Paulo, 2a ed.

LEITE, Miriam Moreira & Feldman-Bianco. (Orgs.).1988. Desafios da Imagem.Campinas, SP. Papirus.

MARESCA, Sylvain.s/d. Réfléchir les Sciences Sociales dans le Miroir de la Photographie. Mimeo.

MARTINS, José de Souza. 2014. Sociologia da Fotografia e da Imagem. São Paulo, Editora Contexto, 2ª Ed.

MEAD, Margareth. & Bateson, Gregory. 1942.Balinese Caracter: A

Photographic Analysis. New York. New York Academy of Science.

SAMAIN, Etienne.(Org.) 1998. O Fotográfico. São Paulo. Editora Hucitec.

TERROINOIRE, Jean-Paul. 1985 Images e Sciences Sociales: L’Objet et L’Outil. Paris. Revue Française de Sociologie XXVI. p. 509-527

TRACHTENBERG, Alan. 1994. Reading American Photographs. New York. The Noonday Press

Downloads

Edição

Seção

Artigos