Anotações sobre O Experimentum Humanum

Autores

  • Micheline Dayse Gomes Batista Universidade Federal de Pernambuco
  • Jonatas Ferreira Universidade Federal de Pernambuco
  • Artur Fragoso de Albuquerque Perrusi Universidade Federal de Pernambuco

Palavras-chave:

teoria social, tecnologia, risco

Resumo

Inicialmente, nossa pretensão era produzir uma resenha sobre o livro de Hermínio Martins -- texto pequeno, seguindo as determinações de tamanho da revista. Depois da morte do intelectual português, em Oxford, no dia 19 de agosto de 2015, mudamos de ideia e produzimos uma resenha mais longa sobre seu livro. Nesse sentido, não é propriamente resenha, e sim "anotações" que ultrapassam a mera descrição feita com detalhes. Seria, assim, menos resenha do que tentativa de interlocução mais aprofundada, por meio do seu livro, com Hermínio Martins. Preferimos tal opção, pois discute melhor seu pensamento e, ao mesmo tempo, não deixa de prestar as devidas homenagens póstumas a esse grande intelectual português.

Biografia do Autor

Micheline Dayse Gomes Batista, Universidade Federal de Pernambuco

é doutora em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); mestre em Sociologia e especialista em História Contemporânea pela mesma universidade; jornalista graduada em Comunicação Social pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Desenvolve pesquisas na área de tecnologia, internet, redes sociais, sociologia do corpo e jogos eletrônicos. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em jornalismo especializado, atuando principalmente nos seguintes temas: assessoria de imprensa governamental; finanças públicas, desenvolvimento regional, tecnologia e telecomunicações.

Jonatas Ferreira, Universidade Federal de Pernambuco

possui graduação em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) (1984), mestrado em Sociologia pela UFPE (1993) e doutorado em Sociologia - Lancaster University (1998). Atualmente é Professor Associado de Sociologia da UFPE. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Ciência e Tecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: corpo, biotecnologia, inovação tecnológica, tecnologia e sociologia.

Artur Fragoso de Albuquerque Perrusi, Universidade Federal de Pernambuco

tem formação como médico-psiquiatra, é mestre e doutor em sociologia (UFPE e UFPB, respectivamente). É professor efetivo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Faz parte do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE e é colaborador do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPB. Atua na área de Sociologia, com ênfase em três eixos: Sociologia da Saúde, Sociologia Política e Teoria Social.

Downloads

Edição

Seção

Resenha