Premiações e Instâncias Legitimadoras das Artes Visuais no Uruguai (1980 a 2018)
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-5427.2023.241562Palavras-chave:
Arte contemporânea, Jovens artistas, Legitimação, CarreiraResumo
Apresentamos uma análise dos processos de legitimação de artistas e as características da arte contemporânea realizada no Uruguai. A pesquisa foi desenvolvida durante um programa de residência no Espacio de Arte Contemporáneo (EAC), situado em Montevideo, em que ambos os autores participaram. Focalizamos quatro exposições promovidas no contexto nacional de 1980 a 2018: o Premio Paul Cézanne, a Muestra Nacional de Plásticos Jóvenes, o Premio Nacional de Artes Visuales e o Salón Municipal de Artes Plásticas. Através destas mostras, o universo artístico uruguaio tem selecionado e legitimado artistas ao longo dos anos. Com este estudo, visamos compreender quem eram os/as/xs artistas que haviam sido selecionados/as/xs e premiados/as/xs. Este texto apresenta um relato dos processos de pesquisa de dois sociólogos em uma residência artística e os dados obtidos acerca do tema investigado.
Referências
IV MUESTRA NACIONAL DE PLÁSTICOS JÓVENES. Montevidéu: El Cabildo de Montevideo, 1989.
ta MUESTRA NACIONAL DE PLÁSTICOS JÓVENES. Montevidéu: Los Embotelladores de Coca-Cola del Uruguay, 1991.
ABBONDANZA, Jorge; DI MAGGIO, Nelson; KALENBERG, Angel. Largo viaje de regreso. In: catalogo Salón Nacional de Artes Visuales. Montevidéu: Ministerio de Educación y Cultura, 2001, pp.2-3.
BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro: Marco Zero Limitada, 1983.
BRAVO, Luís. Huérfanos, Iconoclastas, Plurales (La generación poética uruguaya del 80). Revista Fórnix, n.5 v.6, 2007, pp. 105-120.
BUCHELLI, Elisa. Sobre la exposición Blanes ocupado Pasado y presente en una curaduría en expansión. In: Blanes Ocupado: 79 artistas, 30 + 1 gestos democraticos. Montevidéu: Museo Juan Manuel Blanes, 2016, pp.211-216.
CENTRO DE DOCUMENTACIÓN FUNDACIÓN MANUEL ESPíNOLA GóMEZ. Pormenores Políticos y Afines: Grafica Politica de los años 60 y 70. Montevidéu: Fundación Espínola Gómez, 2009.
COSTA RIBEIRO, Carlos Antonio. Desigualdades nas Transições para a Vida Adulta no Brasil (1996 e 2008). Revista Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 433-473, 2014.
ESTEBAN, Fernando Garcia. Algunas anotaciones. In: catalogo Muestra Nacional de Plásticos Jóvenes. Montevidéu: Los Embotelladores de Coca-Cola del Uruguay, 1989.
FONSECA, Rui Pedro. Carreira, Arte Feminista e Mecenato: Uma Abordagem à Dimensão Econômica do Circuito Artístico Principal sob uma Perspectiva de Gênero. Sociologia: Revista do Departamento de Sociologia da FLUP, Porto, v. XXVI, p. 113-137, 2013.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e Punir: Nascimento da Prisão. Petrópolis: Vozes, 1987.
HARBER, Alicia; LARNAUDIE, Olga. Premio Paul Cézanne 2000. In: Premio Paul Cézanne 2000. Montevidéu: Centro de Exposiciones Subte, p. 3-5, 2000.
HEINICH, Nathalie. Práticas da Arte Contemporânea: Uma Abordagem Pragmática a um Novo Paradigma Artístico. Revista Sociologia & Antropologia, Rio de Janeiro, v. 04, n.02, p. 373-390, 2014.
HUYSSEN, Andreas. Seduzidos pela Memória: Arquitetura, Monumentos, Mídia. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.
HUYSSEN, Andreas. En busca del futuro perdido. Cultura y memoria en tiempos de globalización. México: FCE-Instituto Goethe, 2002.
HYMSON, Laura. The Company that Taught the World to Sing: Coca-Cola, Globalization, and the Cultural Politics of Branding in the Twentieth Century. Tese (Doutorado em Filosofia, Cultura Americana), Universidade de Michigan, Estados Unidos, 2011.
KOSUTH, Joseph. Art After Philosophy. In: Studio International, n.915, v.178, out., 1969, p.134-137.
PELUFFO, Gabriel. Uruguay post-dictadura: poéticas y políticas en el arte contemporáneo. In: CAETANO, Gerardo (org.). 20 años de democracia 1985-2005. Montevidéu: Santillana, 2005, pp.435-462.
______. Arte e instituciones. La construcción simbólica de la contemporaneo: 1973-2013. Nuestro Tiempo, 07 Artes VIsuales. Montevidéu: Libro de los Bicentenarios, 2014.
MARCONDES, Guilherme. Arte e Consagração: Os Jovens Artistas da Arte Contemporânea. Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia), PPGSA/Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2018.
MARCONDES, Guilherme. Entrevista aberta: Caminos del Arte Uruguayo de los ´80 hasta el presente. Disponível em: MARCONDES, Guilherme. Acesso em 14 de novembro de 2018.
MARCONDES, Guilherme. Arte contemporânea e legitimação: o caso das jovens artistas. Cadernos Pagu, v. 60, p. 1-39, 2020.
MARCONDES, Guilherme. Procuram-se Artistas: Aspectos da legitimação de (jovens) artistas da arte contemporânea. 1. ed. Rio de Janeiro: Editora Telha, 2021.
MARCONDES, Guilherme. Quem é artista? Mulheres negras na arte contemporânea brasileira. Arte & Ensaios, v. 29, p. 320-336, 2022.
MARCONDES, Guilherme. SOUZA, Tálisson M. Arte, Juventude e Legitimação: Uma Análise Comparativa sobre Jovens Artistas da Arte Contemporânea nos Contextos Brasileiro e Uruguaio. Revista Brasileira de Sociologia, v.7, n.16, 2019.
MAYAYO, Patricia. Historias de mujeres, historias del arte. Madri, Espanha: Cátedra, 2003.
MILSTEIN, Denise. The Cold War and Musical Convergence in Uruguay. In: E.I.A.L., v.27, n.1, 2016, pp.40-61.
MUHVICH, Vladimir. ENGRAMA, Investigación sobre modelos de visualización morfológica y evolutiva de Colecciones de Arte. Website do artista/pesquisador. Disponível em: <http://www.vladimirmuhvich.com/oppamev>. Acesso em 11 de dezembro de 2018.
MUNOZ, Carlos. Piedra, papel y tijera. In: Blanes Ocupado: 79 artistas, 30 + 1 gestos democráticos. Montevideu: Museo Juan Manuel Blanes, 2016, pp.9-21.
MUSEO FIGARI. Premio Figari - História. Website do Museu Figari, 2017. Disponível em: <https://www.museofigari.gub.uy/innovaportal/v/10360/20/mecweb/premio_figari>. Acesso em 10 de dezembro de 2018.
PUCHET, May. Octaedro, Los Otros y Axioma. Relecturas del Arte Conceptual en el Uruguay durante la dictadura (1973-1985). Montevidéu: Editorial Yaugurú, 2014.
PUCHET, May. Estética y Política en el Arte Contemporáneo. Un Estudio de las Prácticas Artístico-políticas en Uruguay, Argentina y Chile Durante Los Años Setenta y Ochenta. Dissertação (Mestrado em Filosofia Contemporânea) Universidade da República, Montevidéu, Uruguai, 2016.
QUEMIN, Alain. Les Stars de l’Art Contemporain - Notoriété et Consécration Artistiques dans les Arts Visuels. Paris: CNRS Éditions, 2013.
QUEMIN, Alain. A distribuição desigual do sucesso em arte contemporânea entre as nações: uma análise sociológica da lista dos ‘maiores’ artistas do mundo. In: QUEMIN, Alain; VILLAS BÔAS, Glaucia (orgs.). Arte e Vida Social - Pesquisas Recentes no Brasil e na França. OpenEdition Press, 2016.
RULFO. A Modo de Prólogo. In: 48º Premio Montevideo de Artes Visuales. Montevidéu: Centro de Exposiciones Subte, 2017, p. 6-7.
SANGUINETTI, Julio Maria. In: catalogo XXXI Salón Nacional de Artes Visuales. Montevidéu: Comisión Nacional de Bellas Artes - MEC, 1967, p.4.
SENNETT, Richard. Autoridade. Rio de Janeiro: Record, 2001.
SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Entre convenções e discretas ousadias: Georgina de Albuquerque e a pintura histórica feminina no Brasil. Revista Brasileira de Ciências Sociais (50), São Paulo, 2002, pp.143-159.
SOFIO, Séverine. Como ter Sucesso nas Artes sem ser um Homem? Manual para Artistas Mulheres do Século XIX. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros (71), São Paulo, 2018, pp.28-50.
SOUZA, Tálisson M. Transações e transições da arte contemporânea: categorias geopolíticas e mediações nas Bienais de São Paulo (1978-1983). Tese (Doutorado em Sociologia e Antropologia), PPGSA/Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2021.
SOUZA, Tálisson M.; MARCONDES, Guilherme. Sobre Pesquisar e Habitar um Museu: Aspectos Metodológicos das Pesquisas em Sociologia da Arte Contemporânea. Concinnitas - Revista do Instituto de Artes da UERJ, v.23, n.43, 2022.
TOMEO, Daniela. Fernando García Esteban: entre la crítica y la historia del arte. Montevidéu: Colección Avances de Investigación, Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación, Universidade da República, 2010.
VILLAS BÔAS, Glaucia. Seleção e Partilha. Excelência e Desigualdade Social na Universidade. Teoria & Sociedade (UFMG), Minas Gerais, v. 7, p. 95-116, 2001.
WEBER, Max. Economia e Sociedade. vol. 1. Brasília: Editora da UNB, 1999.
WU, Chin-Tao. Privatização da cultura: a intervenção corporativa nas artes desde os anos 80. São Paulo: Boitempo, 2006.
Fontes Primárias:
Ata do Premio Paul Cézanne, 1982.
Ata do Premio Paul Cézanne, 1992.
Publicado
Versões
- 08-12-2023 (2)
- 07-12-2023 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Estudos de Sociologia - ISSN: 2317-5427

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado