Da praxiologia bourdieusiana à sociologia psicológica de Lahire: Estabelecendo um diálogo disposicionalista

Autores

  • Welkson Pires da Silva

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2018.243417

Palavras-chave:

habitus, disposições, praxiologia, sociologia psicológica

Resumo

Presente desde as reflexões de Aristóteles, passando pelos escolásticos e pela sociologia clássica até a sociologia contemporânea, a noção de habitus tem se mantido como um dos caminhos mais profícuos ao entendimento das ações dos sujeitos enquanto estruturadas socialmente. Com Bourdieu, aquela noção ganhou toda uma sistematização teórico-metodológica, o que a fez ganhar um aspecto mais cientificista. Lahire, numa relação crítica com a teoria bourdieusiana, apropriou-se dessa análise disposicional como base de sua sociologia psicológica, ampliando as possibilidades heurísticas daquele conceito a fim de abarcar outras estruturas disposicionais para além do habitus. Tal diálogo crítico se define como o principal objetivo desse artigo, que buscará: 1) traçar uma breve gênese do conceito de habitus; 2) expor as perspectivas de Bourdieu e de Lahire acerca desse conceito; 3) apontar suas aproximações e divergências; e 4) delinear suas contribuições para a firmação de uma sociologia disposicionalista, voltada à compreensão das práticas sociais.

Biografia do Autor

Welkson Pires da Silva

Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Estadual da Paraíba (2004), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2009) e Doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Tem experiência nas seguintes áreas: Teoria Sociológica, Teoria da Comunicação, Sociologia da Comunicação e Ensino de Ciências Sociais. É Professor Adjunto do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Alagoas.

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Publicado

20-11-2019

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Artigos