Da praxiologia bourdieusiana à sociologia psicológica de Lahire: Estabelecendo um diálogo disposicionalista
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-5427.2018.243417Palavras-chave:
habitus, disposições, praxiologia, sociologia psicológicaResumo
Presente desde as reflexões de Aristóteles, passando pelos escolásticos e pela sociologia clássica até a sociologia contemporânea, a noção de habitus tem se mantido como um dos caminhos mais profícuos ao entendimento das ações dos sujeitos enquanto estruturadas socialmente. Com Bourdieu, aquela noção ganhou toda uma sistematização teórico-metodológica, o que a fez ganhar um aspecto mais cientificista. Lahire, numa relação crítica com a teoria bourdieusiana, apropriou-se dessa análise disposicional como base de sua sociologia psicológica, ampliando as possibilidades heurísticas daquele conceito a fim de abarcar outras estruturas disposicionais para além do habitus. Tal diálogo crítico se define como o principal objetivo desse artigo, que buscará: 1) traçar uma breve gênese do conceito de habitus; 2) expor as perspectivas de Bourdieu e de Lahire acerca desse conceito; 3) apontar suas aproximações e divergências; e 4) delinear suas contribuições para a firmação de uma sociologia disposicionalista, voltada à compreensão das práticas sociais.
Referências
AQUINO, Santo Tomas de. Suma de Teologia. Tomo II. 2. ed. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1989a.
AQUINO, Santo Tomas de. Suma de Teologia. Tomo III. 2. ed. Madrid: Biblioteca de Autores Cristianos, 1989b.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. In. Aristóteles: Metafísica; Ética a Nicômaco; Poética. São Paulo: Abril Cultural, 1984, p. 47-236. (Coleção Os Pensadores).
BOURDIEU, Pierre. A distinção: crítica social do julgamento. São Paulo: Edusp; Porto Alegre: Zouk, 2008.
BOURDIEU, Pierre. Esboço de uma teoria da prática. In. ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: sociologia. São Paulo: Ática, 1983a, p. 46-81. (Grandes cientistas sociais, 39).
BOURDIEU, Pierre. Gostos de classe e estilos de vida. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983b, p. 82-121 (Coleção Grandes Cientistas Sociais, 39)
BOURDIEU, Pierre. Meditações pascalianas. 2. ed.Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.
BOURDIEU, Pierre. Men and machines. In. KNORR-CETINA, Karin; CICOUREL, Aaron (orgs.). Advances in social theory and methodology: toward an integration of micro- and macro-sociologies. Londres-Boston: Routledge & Kegan Paul, 1981, p. 304-317.
BOURDIEU, Pierre. O campo científico. In: ORTIZ, Renato (org.). Pierre Bourdieu: Sociologia. São Paulo: Ática, 1983c, p. 122-155. (Coleção Grandes Cientistas Sociais, 39)
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. 13. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.
BOURDIEU, Pierre. O senso prático. Petrópolis: Vozes, 2009.
BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. 11. ed. Campinas: Papirus, 2011.
BOURDIEU, Pierre. Structuralism and theory of sociological knowledge. Social Rechearch, New York, v. 5, n. 4, p. 681-706, 1968.
BOURDIEU, Pierre; WACQUANT, Loïc. Respuestas: por una antropología reflexiva. México: Grijalbo, 1995.
DUNNING, Eric; MENNELL, Stephen J. Prefácio à edição inglesa. In. ELIAS, Norbert. Os alemães: a luta pelo poder e a evolução do habitus nos séculos XIX e XX. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997, p. 7-14.
DURKHEIM, Émile. A evolução pedagógica em França. Revista Educação, Sociedade & Culturas, Porto, n. 2, p. 171-119, 1994.
ELIAS, Norbert. A sociedade dos indivíduos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1994.
LAHIRE, Bernard. Esboço do programa científico de uma sociologia psicológica. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n.2, p. 373-389, maio/ago. 2008.
LAHIRE, Bernard.. Homem plural: os determinantes da ação. Petrópolis: Vozes, 2002.
LAHIRE, Bernard. Por uma sociologia disposicionalista e contextualista da ação. In. JUNQUEIRA, Lília. Cultura e classes sociais na perspectiva disposicionalista. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2010, p. 17-36.
LAHIRE, Bernard. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.
MAUSS, Marcel. As técnicas do corpo. In. ______. Sociologia e antropologia. São Paulo: Cosac Naify, 2003, p. 399-422.
SCHUTZ, Alfred.; LUCKMANN, Thomas. Las estructuras del mundo de la vida. Buenos Aires: Amorrortu, 2003.
VANDENBERGHE, Frédéric. Teoria social realista: um diálogo franco-britânico. Belo Horizonte: UFMG; Rio de Janeiro: IUPERJ, 2010.
VEBLEN, Thorstein. A teoria da classe ociosa: um estudo econômico das instituições. São Paulo: Pioneira, 1965.
WACQUANT, Loïc. Esclarecer o habitus. Educação & Linguagem. São Bernardo do Campo, ano 10, n. 16, p. 63-71, jul/dez 2007.
WEBER, Max. Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva – Volume 1. 4. ed. Brasília: Editora UnB, 2000.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Estudos de Sociologia - ISSN: 2317-5427

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado