A família tradicional, o casamento e os interesses materiais à luz de Bourdieu
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-5427.2018.243418Palavras-chave:
Bourdieu, família, tradição, urbanização, economiaResumo
Bourdieu analisou o casamento na região de Béarn (FR), em uma pequena localidade urbana e sua respectiva zona rural. O matrimônio apresentava-se estritamente regulado por ditames tradicionais que visavam garantir a manutenção da propriedade, sua exploração adequada e, por conseguinte, o sustento da família. Com a crescente urbanização e a maior integração da economia local com a do resto do país, o sistema tradicional entra em crise e justamente os que eram por ele beneficiados tornam-se os mais prejudicados. O trabalho passa da esfera privada para a pública, deixando o seio da família para alojar-se na empresa capitalista. Isto conduz a um maior individualismo e ao enfraquecimento da família e da religião. Assiste-se, assim, ao fortalecimento do Estado e do nacionalismo, que esforçam-se para ocupar o vazio de poder por elas deixado, conquistando para si mais e mais poder.
Referências
ANDERSON, B. 1993. Comunidades Imaginadas. Ciudad de Mexico: Fondo de Cultura Económica.
BOURDIEU, P. 2002. Le bal des célibataires: crise de la société paysanne en Béarn. Paris: Éditions du Seuil.
ENGELS, F.; MARX, K. 1998. Manifesto Comunista. 1 ª Edição. São Paulo: Boitempo Editorial.
HOBSBAWM, E. 1979. A era das revoluções: Europa 1789-1848. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
HOBSBAWN, E. 2003. A era dos Impérios. 1875-1914. 8ª Edição. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
LEDDA, G. 2003. Padre padrone. L'educazione di un pastore. Nuoro: Il Maestrale.
MARX, K. 1999. El Capital: Crítica de la Economía Política. Vol. I. México: FCE.
MARX, K. 2011. O 18 de Brumário de Luís Bonaparte. 1 ª Edição. São Paulo: Boitempo Editorial.
MARX, K. 2007. A Ideologia Alemã. 1 ª Edição. São Paulo: Boitempo Editorial.
VAQUINHAS, I. 2001. A época contemporânea – Introdução. In: Vaquinhas, I. (coord.). História da vida privada em Portugal. Época Contemporânea. Direcção de José Mattoso. Círculo de leitores/Temas e debates. p. 6-20
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Estudos de Sociologia - ISSN: 2317-5427

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado