A telenovela como produto cultural do capitalismo tardio no contexto brasileiro

Autores

  • Marcia da Silva Cezar Gadea

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2018.243420

Palavras-chave:

telenovela, capitalismo tardio, cultura de consumo

Resumo

A telenovela no Brasil tornou-se um produto cultural de massa que usa como ingrediente uma imagem específica da cultura brasileira como cultura peculiar. Trata-se de um produto que se desdobra em importante elemento da cultura midiática, do espetáculo, da imagem e dos corpos no Brasil, com evidente impacto na economia de entretenimento associada aos interesses do capital. Assim, o presente artigo discute, a partir dos autores Berman, Jameson e Anderson, como a telenovela se constitui como produto cultural do capitalismo tardio, capaz de interferir em diversos âmbitos, como os da moda, da mídia, do lazer e, também, dos valores. Isto leva o artigo a indagar se a lógica do capitalismo tardio resulta em mero consumo ou se há relevante produção de sentido na cultura.

Biografia do Autor

Marcia da Silva Cezar Gadea

doutora em Ciências Sociais na Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (Bolsista Capes, 2019), com estágio de pesquisa doutoral no Instituto de Ciências Políticas e Sociais da Universidade de Leipzig - Alemanha. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - Unisinos (2010), com Especialização em Educação e Ambiente pela Faculdade de Sinop - Fasip, MT (2005). Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Estadual do Paraná (antiga Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão - Fecilcam, PR), 2002.Foi professora universitária no Departamento de Ciências Econômicas na Universidade do Estado de Mato Grosso (2003-2009). Pesquisadora contratada da Fundação Universitária para o Desenvolvimento do Ensino e da Pesquisa (FUNDEPE, Unisinos), sob convênio com a Secretaria da Justiça e Direitos Humanos do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica e Análise de Redes Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: teoria econômica, métodos quantitativos, análise de redes, análise de mercado, mercado de capitais e teoria organizacional.

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Publicado

20-11-2019

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Artigos