Antoine Hennion: música, mediação e amadores
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-5427.2019.243762Palavras-chave:
música, mediação, amadores, Antoine HennionResumo
Tendo por base uma perspectiva crítica em relação às origens e funções da música, o recentrar do debate na interação entre os produtos musicais e os atores sociais tem vindo a ser explorado pela sociologia. Neste artigo, relevamos o posicionamento de Antoine Hennion, que defende que o ato de interpretação musical e o significado da música são inseparáveis do consumo de textos pelos públicos; trata-se, então, de dar ênfase interpretativa a um processo que é também subjetivo, onde os públicos surgem como agentes reflexivos e criativos. Esta linha de abordagem defendida por Hennion vai ser sustentada numa entrevista que o próprio autor concedeu no passado ano de 2015 quando da sua visita a Portugal, em atividades junto à Universidade do Porto. Retomamos esta entrevista como ponto de partida para este texto que busca apresentar uma síntese das contribuições do autor à compreensão da importância dos amadores e da mediação no processo musical.
Referências
BOLTANSKI, Luc. 2004. As classes sociais e o corpo. São Paulo: Paz e Terra.
BOURDIEU, Pierre. 2003. O Amor pela arte. 2ª edição. São Paulo: Zouk.
BOURDIEU, Pierre. 2010. A distinção. Lisboa: Edições 70.
CHAUBET, François. 2014. Faire l'histoire des sciences sociales: le cas de la sociologie française. Histoire@Politique, vol. 22, n. º 1, pp. 251-268.
DeNORA, Tia. 2000. Music in everyday life. Cambridge: Cambridge University Press.
DEWEY, John. 1980 [1925]. Experiência e natureza. São Paulo: Abril.
GUERRA, Paula. 2013. A instável leveza do rock. Porto: Edições Afrontamento.
GUERRA, Paula; SILVA, Augusto Santos. 2014. Music and more than music: The approach to diference and identity in the Portuguese Punk. European Journal of Cultural Studies, vol. 18(2), p. 201-223.
HENNION, Antoine. 1981. Les Professionnels du disque: Une Sociologie des variétés. Paris: Métailié.
HENNION, Antoine. 1990. The production of success: An antimusicology of the pop song, 1983. In: FRITH, S., GOODWIN, A. (eds.). On Record: Rock, Pop and the Written Word. London, New York: Routledge, p. 185-206.
HENNION, Antoine. 1993. La passion musicale. Une sociologie de la médiation. Paris: Édition Métailié.
HENNION, Antoine. 1997. Baroque and rock: music, mediators and musical taste. Poetics, vol. 24, pp. 415-435.
HENNION, Antoine. 1999. Music industry and music lovers, beyond Benjamin: the return of the amateur. Soundscapes: Online Journal on Media Culture [em linha]. Vol. 2, pp. 1 - 7. Disponível em: www.icce.rug.nl/~soundscapes/DATABASES/MIE/Part2_chapter06.shtml. Acesso em: 22 set. 2019.
HENNION, Antoine. 2005. Musiques, présentez-vous! Une comparaison entre le rap et la techno. French Cultural Studies. Vol. 16, p. 121-134.
HENNION, Antoine, TEIL, Genevieve. 2003. Les protocoles du goût. Une pragmatique de l’amateur, Paris: CSI / DEP – Ministère de la Culture.
HENNION, Antoine, VIDAL-NAQUET. 2015. “Enfermer Maman!” Épreuves et arrangements: le care comme éthique de situation. Sciences Sociales et Santé. Vol. 33, pp. 65-90.
HOEVEN, Arno van der; JANSSEN, Susanne; DRIESSEN, Simone. 2016. Articulations of Identity and Distinction: The Meanings of Language in Dutch Popular Music. Popular Music and Society, vol. 39, n.º 1, p. 43-58.
KARPIK, Lucien. 1989. L'économie de la qualité. Revue Française de Sociologie, XXX, 2, p. 187-210.
KARPIK, Lucien. 2007. L’économie des singularités. Paris: Gallimard.
LOOSELEY, David. 2006. Antoine Hennion and the sociology of music. International Journal of Cultural Policy, vol. 12, n. º 3, p. 341-354.
MCDONALD, David. 2013. My Voice is My Weapon: Music, nationalism, and the poetics of Palestinian resistance. Durham e Londres: Duke University Press.
MARTIN, Peter J. 1995. Sounds and society: themes in the sociology of music.Manchester: Manchester University Press.
POGREBINSCHI, Thamy. 2005. Pragmatismo: teoria social e política. Rio de Janeiro: Editora Relume Dumará
RAZZO, Francisco de Assis. 2012. Consciência e experiência no empirismo radical de William James. Revista Eletrônica de Filosofia. Philosophy Eletronic Journal, Vol. 9, nº. 1, pp. 65-72.
ROY, William G.; TIMOTHY. J. Dowd. 2010. What Is Sociological About Music? Annual Review of Sociology, 36, p. 183-203.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Estudos de Sociologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado