Por que os escritos de Guerreiro Ramos e Júlio Barbosa ajudam a decifrar os relatórios regionais do desenvolvimento humano (PNUD/ONU)?

Autores

  • Maria José Rezende UEL

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2020.248097

Palavras-chave:

desenvolvimento social e humano, modernização, causas necessárias, processos possíveis

Resumo

A temática do desenvolvimento foi, ao longo de anos, uma das principais preocupações das teorias assentadas no modelo das possibilidades. Em vários momentos, Alberto Guerreiro Ramos e Júlio Barbosa insistiam em dizer que os rumos das mudanças que ocorriam na América Latina eram um dos problemas que mais instigavam e desafiavam os intelectuais deste continente. E os desafios eram de ordem teórica e de ordem prática. Levando-se em conta as particularidades de suas análises que exigiam que fosse o desenvolvimento pensado, buscado e viabilizado em razão das especificidades e das possibilidades sócio-históricas de cada país e/ou região, neste artigo, por meio de uma pesquisa documental, serão comparadas as reflexões destes dois intelectuais com os diagnósticos e prescrições postos nos Relatórios Regionais sobre a América Latina e Caribe (RRDHs) feitos e encampados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).  Considera-se relevante, do ponto de vista teórico e prático, tecer um diálogo entre as propostas desses dois intelectuais com as que constam nestes documentos empenhados em combinar um conjunto de teorias e de práticas que visam incentivar políticas de desenvolvimento Humano para a região.    

Biografia do Autor

Maria José Rezende, UEL

Possui doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1996), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1991) e graduação em pela Universidade Estadual de Londrina (1985). Atualmente é professora associada da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Sociologia brasileira, Sociologia Política, Teoria Sociológica clássica e contemporânea, Sociologia do desenvolvimento com ênfase em Sociologia Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, autoritarismos e ditaduras, desigualdades, Estado, mudança social e governo, organismos internacionais, desenvolvimento humano. Professora de Sociologia no Programa de Mestrado e Doutorado em Sociologia da Universidade Estadual de Londrina Professora do Programa de Pós-Graduação (aperfeiçoamento) em Ensino de Sociologia da Universidade Estadual de Londrina Professora do Programa de Pós-Graduação (aperfeiçoamento) em Comunicação Popular e comunitária da Uel. Desenvolve, atualmente, pesquisas sobre Teoria Social e política brasileira, Organismos internacionais, Desenvolvimento Humano, Padrão de intervenção do Estado na área social.

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Publicado

28-08-2020