Florestan Fernandes, um pensador socialista radical
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-5427.2020.249324Palavras-chave:
Florestan Fernandes, socialismo radical, sociologiaResumo
Neste artigo procuro responder algumas questões sobre a relação entre ciência e política em Florestan Fernandes: em que medida o cientista social – na linhagem do marxismo clássico – o sociólogo paulista conseguido articular, de forma consistente e harmônica, o pensamento e a ação, a teoria e a política? Teria Florestan conseguido escapar às críticas tradicionais dirigidas ao intelectual acadêmico que privilegia a ciência em detrimento do engajamento social e político ou, em outras palavras, que privilegia o trabalho teórico em detrimento da luta pela transformação radical da sociedade de classes? De forma mais precisa, como ele compatibilizaria a pesquisa sociológica rigorosa com a defesa da revolução socialista?
Referências
BORÓN, Atílio. 1994. Estado, capitalismo e democracia na América Latina.São Paulo:Paz e Terra.
CANDIDO, Antonio.1996.“Prefácio”, In Lembrando Florestan Fernandes.São Paulo:Edição do autor.
VALENÇA, Diogo. Florestan Fernandes e o marxismo: o Brasil em perspectiva socialista. In. O legado de Florestan Fernandes. Escola Nacional Florestan Fernandes, 2009, p. 69-89.
FERNANDES, Florestan. 1976. A sociologia no Brasil. Petrópolis: Vozes.
FERNANDES, Florestan. 1978. A condição de sociólogo. São Paulo: Hucitec.
FERNANDES, Florestan. 1985. O que é revolução. São Paulo: Editora Brasiliense.
FERNANDES, Florestan.1990. Em defesa do socialismo. Brasília: Câmara dos Deputados.
FERNANDES, Florestan. O PT em movimento. São Paulo: Cortez Editora, 1991.
FERNANDES, Florestan. A contestação necessária. São Paulo: Ed. Ática, 1995.
HAYEK, Friedrich. 2009. In: Angela Ganem. Crítica à leitura hayekiana da História: a perspectiva de H. Arendt. Nova Economia, Belo Horizonte, maio/setembro,2009.
TOLEDO, Caio N. de. Partido dos Trabalhadores e governo Lula: a regressão da luta ideológica. Revista Crítica Marxista, v. 26, Rio de Janeiro, Ed. Revan. 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Estudos de Sociologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado