Biblioteca, museu e arquivo Florestan Fernandes: A gênese intelectual de um sociólogo

Autores

  • Vera Lucia Cóscia UFSCar

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2020.249348

Palavras-chave:

Florestan Fernandes, biblioteca, museu, arquivo pessoal, sociologia UFSCar

Resumo

A participação na composição do Dossiê Florestan Fernandes, organizado pela UFPE, trouxe a oportunidade de relatar as principais realizações nesses vinte e quatro anos da disponibilização da Coleção Florestan Fernandes. Assim sendo, escrevemos nossa experiência baseada nos dezesseis anos que atuamos junto à mesma. Abordaremos a organização e peculiaridades da Biblioteca, Arquivo e Mini Museu do referido professor, adquiridos em 1996 pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, os quais foram alocados junto à sua Biblioteca Comunitária na Sala de Coleções Especiais. Nesse artigo relataremos as várias fases e peculiaridades desse acervo, compreendidas entre a visita da família do sociólogo à UFSCar até sua inauguração, processamento, disponibilização e reconhecimento pela sociedade civil e intelectual brasileiras. A estrutura desse artigo responderá a alguns questionamentos, como e o porquê desse acervo encontrar-se em São Carlos, tendo sido Florestan Fernandes professor da USP e residente em São Paulo e outras curiosidades sobre a coleção.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENCADERNAÇÃO E RESTAURO.2000 Como fazer conservação preventiva em bibliotecas e arquivos. São Paulo: ABER.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENCADERNAÇÃO E RESTAURO.2007. Curso de higienização de acervos.São Paulo: ABER. Apostila.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENCADERNAÇÃO E RESTAURO. 2008. Curso de higienização de livros com ênfase em acervo molhado.São Carlos: SIBI-USP.Anotações.

BECK, I. (coord.) 1997.Caderno técnico: armazenagem e manuseio. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: Arquivo Nacional.

BRITISH LIBRARY. 2000.Preservação de documentos: métodos e práticas de salvaguarda. Trad. Zeny Duarte de M. M. Santos.Salvador: EDUFBA.

CAMARGO, Ana Maria de Almeida, coord.; Bellotto, H.L.1996.Dicionário de terminologia arquivística.São Paulo: ARQ/Secretaria de Estado da Cultura.

COSCIA, Vera Lucia.2012.Análise de fotografias: Florestan Fernandes no tempo da ditadura militar(Dissertação Mestrado) CECH/UFSCar, São Carlos.

ECO, Humberto.1999.Como se faz uma tese. Trad. Gilson Cesar Cardoso de Souza 21.ed. São Paulo: Perspectiva.

FERNANDES, Florestan.2010.Florestan Fernandes: leituras e legados. São Paulo: Global, 2010.

LACOMBE, Michael.2010.Um tesouro do saber ao alcance de todos. Kappa Magazine, São Carlos, n. 4, p.30-31.

MENGARDO, Bárbara.2009.Florestan Fernandes. Caros amigos:grandes cientistas brasileiros, São Paulo, n.2, p.35-48.

SEREZA, Haroldo C.2005.Florestan: a inteligência militante. São Paulo: Boitempo.

SILVA FILHO, J.T. Curso de preservação e identificação de acervos. Rio de Janeiro: UFRJ/SIBI, 1994. Apostila.

SPINELLI JÚNIOR, J.1997.A conservação de acervos bibliográficos & documentais. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Departamento de Processos Técnicos.

STADEN, Hans.2011.Duas viagens ao Brasil: primeiros registros sobre o Brasil. Porto Alegre: L&PM.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS –Centro de Educação e Ciências Humanas.1999.Curso de técnicas de higienização, conservação e preservação de fontes primárias. São Carlos: UFSCar. Anotações de aula.

Downloads

Publicado

15-01-2021