Biblioteca, museu e arquivo Florestan Fernandes: A gênese intelectual de um sociólogo
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-5427.2020.249348Palavras-chave:
Florestan Fernandes, biblioteca, museu, arquivo pessoal, sociologia UFSCarResumo
A participação na composição do Dossiê Florestan Fernandes, organizado pela UFPE, trouxe a oportunidade de relatar as principais realizações nesses vinte e quatro anos da disponibilização da Coleção Florestan Fernandes. Assim sendo, escrevemos nossa experiência baseada nos dezesseis anos que atuamos junto à mesma. Abordaremos a organização e peculiaridades da Biblioteca, Arquivo e Mini Museu do referido professor, adquiridos em 1996 pela UFSCar – Universidade Federal de São Carlos, os quais foram alocados junto à sua Biblioteca Comunitária na Sala de Coleções Especiais. Nesse artigo relataremos as várias fases e peculiaridades desse acervo, compreendidas entre a visita da família do sociólogo à UFSCar até sua inauguração, processamento, disponibilização e reconhecimento pela sociedade civil e intelectual brasileiras. A estrutura desse artigo responderá a alguns questionamentos, como e o porquê desse acervo encontrar-se em São Carlos, tendo sido Florestan Fernandes professor da USP e residente em São Paulo e outras curiosidades sobre a coleção.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENCADERNAÇÃO E RESTAURO.2000 Como fazer conservação preventiva em bibliotecas e arquivos. São Paulo: ABER.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENCADERNAÇÃO E RESTAURO.2007. Curso de higienização de acervos.São Paulo: ABER. Apostila.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENCADERNAÇÃO E RESTAURO. 2008. Curso de higienização de livros com ênfase em acervo molhado.São Carlos: SIBI-USP.Anotações.
BECK, I. (coord.) 1997.Caderno técnico: armazenagem e manuseio. Rio de Janeiro: Projeto Conservação Preventiva em Bibliotecas e Arquivos: Arquivo Nacional.
BRITISH LIBRARY. 2000.Preservação de documentos: métodos e práticas de salvaguarda. Trad. Zeny Duarte de M. M. Santos.Salvador: EDUFBA.
CAMARGO, Ana Maria de Almeida, coord.; Bellotto, H.L.1996.Dicionário de terminologia arquivística.São Paulo: ARQ/Secretaria de Estado da Cultura.
COSCIA, Vera Lucia.2012.Análise de fotografias: Florestan Fernandes no tempo da ditadura militar(Dissertação Mestrado) CECH/UFSCar, São Carlos.
ECO, Humberto.1999.Como se faz uma tese. Trad. Gilson Cesar Cardoso de Souza 21.ed. São Paulo: Perspectiva.
FERNANDES, Florestan.2010.Florestan Fernandes: leituras e legados. São Paulo: Global, 2010.
LACOMBE, Michael.2010.Um tesouro do saber ao alcance de todos. Kappa Magazine, São Carlos, n. 4, p.30-31.
MENGARDO, Bárbara.2009.Florestan Fernandes. Caros amigos:grandes cientistas brasileiros, São Paulo, n.2, p.35-48.
SEREZA, Haroldo C.2005.Florestan: a inteligência militante. São Paulo: Boitempo.
SILVA FILHO, J.T. Curso de preservação e identificação de acervos. Rio de Janeiro: UFRJ/SIBI, 1994. Apostila.
SPINELLI JÚNIOR, J.1997.A conservação de acervos bibliográficos & documentais. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, Departamento de Processos Técnicos.
STADEN, Hans.2011.Duas viagens ao Brasil: primeiros registros sobre o Brasil. Porto Alegre: L&PM.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS –Centro de Educação e Ciências Humanas.1999.Curso de técnicas de higienização, conservação e preservação de fontes primárias. São Carlos: UFSCar. Anotações de aula.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Estudos de Sociologia

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado