A emergência do Facebook como instrumento de luta por reconhecimento

Autores

  • Mário César de Souza Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2022.254662

Palavras-chave:

Facebook; Luta por reconhecimento; Redes sociais

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar a relação entre o Facebook, enquanto rede social, e a luta por reconhecimento. Para este fim, utilizamos como coleta de dados os seguintes procedimentos metodológicos: bibliográfico, levantamento e leitura de textos para aprofundar e ampliar estudos sobre a temática, e pesquisa em páginas do Facebook. Para dar sustentação teórica ao nosso projeto utilizamos o livro de Axel Honneth (2003) “Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais”. Com essa empiria podemos concluir que o Facebook é um facilitador, em rede, de criação, captação e distribuição de novos conceitos, que oferecem aos sujeitos maiores espaços de lutas por reconhecimento, seja no campo pessoal, social ou político.

Biografia do Autor

Mário César de Souza, Universidade Federal de Sergipe

Doutorando em Sociologia pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Sociologia. Especialista em Comunicação Educacional pela Faculdade São Luis de France. Graduado em Letras Português e Francês. Graduado em Ciências Sociais.

Referências

AMARAL, Adriana. Redes Sociais, linguagem e disputas simbólicas. Com Ciência, Campinas, n. 131, 2011. Disponível em: http://comciencia.scielo.br/pdf/cci/n131/a09n131.pdf. Acesso em: 21 jul. 2015.

BRESSIANI, Nathalie. Redistribuição e reconhecimento - Nancy Fraser entre Jürgen

Habermas e Axel Honneth. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-49792011000200007&script=sci_arttext. Acesso em: 19 set. 2014.

CASTELLS, Manuel. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013.

COELHO, André. O que é o mundo da vida em Habermas? 2011. Disponível em: http://aquitemfilosofiasim.blogspot.com.br/2012/10/o-que-e-mundo-da-vida-em habermas.html. Acesso em: 19 out. 2014.

DEFLEUR, Melvin L; BALL-ROKEACH, Sandra. Teorias da comunicação de massa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1993.

DIAS, Cristiane; COUTO, Olivia Ferreira do. As redes sociais na divulgação e formação do sujeito do conhecimento: compartilhamento e produção através da circulação de ideias. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ld/v11n3/a09v11n3.pdf. Acesso em: 07 nov. 2014.

FELINTO, Erick. A religião das máquinas: ensaios sobre a imaginação da cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2005.

HONNETH, Axel. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Ed. 34, 2003.

LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: Ed. 34, 1996.

LEMOS, André. O futuro da internet: em direção a uma ciberdemocracia. São Paulo: Paulus, 2010.

MACHADO, Beatriz dos Santos Clemente; MELO, Mônica Santos de Souza. A constituição dos sujeitos no facebook: um estudo da formação identitária. Interletras, Mato Grosso do Sul, v. 3, n. 19, abr./set., 2014. Disponível em: http://www.unigran.br/interletras/ed_anteriores/n19/conteudo/artigos/2.pdf. Acesso em: 21 ago. 2015.

MATTOS, Patrícia Castro. A sociologia política do reconhecimento: as contribuições de Charles Taylor, Axel Honneth e Nancy Fraser. São Paulo: Annablume, 2006.

NUNES, João Batista Carvalho; NUNES, Ana Ignes Belém Lima. Educação no século XXI: desafios e perspectivas. São Cristóvão: UFS, 2012.

SILVA, Juliana Correia Almeida e. Consumo e narcisismo nas sociabilidades em rede. 2014. 133f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2014.

SOUZA, Mário César de. A “Luta por reconhecimento” no facebook: a comunicação social nas redes sociais, uma interpretação sociológica. 2016. 103f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2016.

SOUZA, Mário César de. A lógica da reprodução da estrutura social por meio da luta por reconhecimento em Axel Honneth. Revista Sinais, v. 1, n. 24, jan-jun 2020, p. 137-155. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/sinais/article/view/28814. Acesso em: 28 fev. 2022.

TEIXEIRA, Carlos Alberto. A origem do Facebook. O Globo, Rio de Janeiro, 18 de maio, 2012. Disponível em: http://oglobo.globo.com/sociedade/tecnologia/a-origem-do--4934191. Acesso em: 23 out. 2014.

WEBER, Max. Conceitos básicos de sociologia. São Paulo: Centauro, 2002.

Downloads

Publicado

15-09-2023

Edição

Seção

Artigos