Silke Weber: sobre aprendizados no percurso formativo e o privilégio da convivência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2023.260586

Palavras-chave:

Silke Weber, Educação

Resumo

Iniciar a escrita deste texto que iria guiar minha fala neste momento de homenagem a Silke não foi fácil. Não porque Silke não mereça ou porque não haja o que falar dela, mas, sobretudo, pela singularidade de Silke e pela pessoa tão especial que ela é. Para mim falar de Silke num momento como este, além de uma grande honra, é uma grande responsabilidade. E eu queria conseguir expressar toda a admiração, carinho e respeito que nós que fomos seus e suas orientandas temos por ela. Essa não podia ser uma tarefa individual. Por isso, fizemos uma escrita coletiva, a oito mãos, que buscou demonstrar um pouco nossa relação, nossa admiração e a forma como vemos a Professora Silke Weber.

Biografia do Autor

Luciana Rosa Marques, PPGE/UFPE

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998), com mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2000), no qual defendeu a dissertação "Projeto Político Pedagógico: construindo a autonomia da escola pública? As representações sociais dos conselheiros". Fez doutorado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) com Estágio de Doutoramento no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2005), defendendo a tese "A descentralização da gestão escolar e a formação de uma cultura democrática em escolas públicas". Realizou estágio de Pós Doutoramento na Universidade Federal de Goiás (2018 - 2019) É professora titular da Universidade Federal de Pernambuco, vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação, do qual foi coordenadora (2009-2011 / 2020 - 2023) e ao curso de pedagogia. Integra as redes de pesquisa: Red Latinoamericana de Estudios Epistemológicos en Política Educativa (ReLePe)., Rede de Estudos e Pesquisas em Planejamento e Gestão da Educação (REPLAG) e Rede Latino-Americana e Africana de Pesquisadores em Privatização da Educação (ReLAAPPe). Integra o Conselho Editorial da Revista Educação e Sociedade e o Comitê Editorial da Revista de Estudios Teóricos y Epistemológicos en Política Educativa. É membro do Conselho Técnico Científico do Cedes. Desenvolve trabalhos na área de educação, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, gestão escolar, política educacional e análise do discurso. É pesquisadora dos grupos de pesquisa "Educação e Sociedade" e "Pós-estruturalismo, Política e Construção de Identidades", vinculados ao Programa de Pós Graduação em Sociologia da UFPE e do grupo de pesquisa "Políticas Públicas de Educação", do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPE. Foi coordenadora Geral de Pós Graduação e Formação Profissional da Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ), 2014 - 2016. Foi vice presidente da Região Nordeste da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE) 2015-2019. Integrou o Comitê Científico da ANPED (2012-2015), sendo reconduzida em 2023. Foi coordenadora do GT 05 (Estado e Política Educacional) da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação / ANPED (2019-2023), do qual foi vice coordenadora entre 2015 e 2019. Atualmente, coordena a Escola de Governo e Políticas Públicas da Fundação Joaquim Nabuco.

Referências

Sem referências.

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Publicado

07-12-2023 — Atualizado em 08-12-2023

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