Marcas da Política Educacional de Pernambuco nas gestões de Silke Weber: 1987-1990 e 1995-1998
DOI:
https://doi.org/10.51359/2317-5427.2023.260588Palavras-chave:
Educação, Silke WeberResumo
Diante do escopo desta mesa, gostaria de dizer da minha emoção e alegria, da importância de rememorar algumas marcas, e da gestão de Silke Weber como Secretária de Educação no Governo Arraes (1987-1990 e 1995-1998), com a intensidade que merecem ser narradas, como uma “experiência de memória”, na perspectiva colocada por Walter Benjamin: “Contar histórias sempre foi a arte de contá-las de novo, e ela se perde quando as histórias não são mais conservadas. Ela se perde porque ninguém mais fia ou tece enquanto ouve a história.” (BENJAMIN, 1986, p. 205). Isso porque ao se rememorar, novas significações e novos sentidos serão construídos, criticados, renovados, atualizados, permitindo às novas gerações compreender, compartilhar e ressignificar os processos históricos. No caso particular da homenageada, trata-se das lutas que travou por uma educação pública de qualidade. Esse é o sentido da Celebração de hoje.
Referências
BRASIL. Lei No 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/529732/lei_de_diretrizes_e_bases_1ed.pdf Acesso em: 15.agosto.2023.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Obras Escolhidas, vol. I. São Paulo: Brasiliense, 1986.
FREIRE, Paulo. Professora sim tia não: cartas a quem ousa ensinar. 2. ed. São Paulo: Olho d’Água, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 28. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
OLIVEIRA, Maria das Graças Corrêa de. Política de Educação do Governo Miguel Arraes de Alencar: 1987–1991. In: OLIVEIRA, Maria das Graças Corrêa de (Org.). Continuidades e descontinuidades das políticas de Educação Básica: o caso de Pernambuco. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2006, p. 263-286.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Plano Estadual de Educação 1996/1999. Recife, 1996.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Plano Estadual de Educação: 1988‐1991. Recife: Inojosa, 1988.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação. Diretoria de Educação Escolar. O que é capacitação em rede? Recife, 1998.
PERNAMBUCO. Secretaria de Educação e Esportes. Política de Ensino e de Escolarização Básica. Recife, 1998.
PORTO, Zélia Granja; CARVALHO, Rosângela Tenório de. Círculos de Educação e Cultura – uma alternativa para a Educação de Jovens e adultos. Anais do Encontro Estadual de Educação de Jovens e Adultos. Paulo Freire em Maio. Recife, 1998.
PORTO, Zélia Granja. Processo de profissionalização docente no Brasil: tensões e desafios. História de la Educación, v. 33, p. 149-163, 2014.
WEBER, Silke. Democratização e descentralização: políticas e práticas. Revista Brasileira de Administração Escolar. v. 9, n.2, p. 9-26, jul/dez. 1993.
WEBER, Silke. Discurso e profissionalização docente no Brasil. Anais, Simpósio Internacional Métodos Qualitativos nas Ciências Sociais e na Prática Social, 13 a 15 de novembro, 2006.
WEBER, Silke. A qualidade da escola pública. Suplemento de Educação. Diário Oficial do Estado de Pernambuco, no 01. maio, 1995.
WEBER, Silke. O Plano Nacional de Educação e a valorização docente: confluência do debate nacional. Cadernos CEDES (UNICAMP) Impresso, v. 35, p. 495-515, 2015.
WEBER, Silke. Qualidade da educação: um debate que se atualiza. In: Janete Maria Lins de Azevedo; Marcia Ângela da S. Aguiar. (Org.). Qualidade Social da Educação e Educação Básica. 1ed.Camaragibe - PE: CCS Gráfica Editora Com e Rep. Ltda., 2016, v. 1, p. 15-32.
WEBER, Silke. Entrevista [Entrevista concedida a] José Batista Neto. Estudos Universitários: revista de cultura, linguagem e democracia: desafios contemporâneos, UFPE/Proexc, Recife, v. 39, n. 1, p. 69-100, jan./jun., 2022.
Publicado
Versões
- 08-12-2023 (2)
- 07-12-2023 (1)
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Zélia Granja Porto

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado