Educação, Ciência e Sociedade - Um projeto, um método, uma ação

Elementos para compreender o fenômeno Silke Weber

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2023.260589

Mots-clés :

Silke Weber, Educação, Sociologia

Résumé

Em nome dos companheiros e companheiras do PPGS que se uniram em favor da realização desta homenagem, tão especial, à professora Silke, dirijo minha saudação a todos, todas e todes, com a certeza de que foi a energia do apreço, do reconhecimento e da gratidão que nos atraiu para esta ação coletiva. Ao mesmo tempo eu lhes sou muito grata por vivermos juntos esse momento de tantas emoções.  Nós nos envolvemos na preparação do ritual, antevendo a sua realização e a alegria do encontro.Por isso, estamos felizes em homenagear a esta que construiu uma trajetória baseada em lutas e muito trabalho para a democratização de um bem comum, a educação,  com o nosso reconhecimento a um exercício diário de cidadania  e valorização de práticas de inclusão social que caracterizam  Silke Weber – a professora exemplar que pauta o seu agir na ética  e  no rigor da construção do conhecimento científico,  foco na realidade do seu tempo,  no ouvir os sujeitos, no investigar suas carências e no traçar políticas públicas para remoção dos obstáculos ao exercício da cidadania. 

Biographie de l'auteur-e

Josefa Salete Barbosa Cavalcanti, PPGS/UFPE

Professora Titular do Departamento de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco com atuação nos Programas de Pós-Graduação em Sociologia e em Antropologia, desde 1993.Doutorado em Sociologia, University of Manchester (1982); Mestrado em Antropologia Social, PPGAS-Museu Nacional (UFRJ,1975); Bacharelado em Ciências Sociais (UFPB,1971). Pós-Doutorados: University of WisconsinMadison; e Cardiff University. É membro efetivo da APC- Academia Pernambucana de Ciências, desde 2021. Professora e membro do comitê científico do Doutorado em Estudios Sociales Agrarios - Universidad Nacional de Córdoba e en Estudios Sociales Rurales y Agrarios da Universidad Nacional del Comahue. Líder dos grupos de Pesquisa Globalização e Agricultura e do Laboratório de Estudos Rurais da UFPE/PPGS/CNPq. É Coordenadora do Projeto Globalização da agricultura e desigualdades Sociais do Programa de Internacionalização da CAPES - CAPES-PRINT/ PPGS/UFPE; integrante do GT45 do CLACSO e do comitê diretor do grupo de pesquisa, Food Agriculture and Rural Studies da LASA, desde 2022. Foi Professora da UFPB/UFCG (1973-1991): chefe de Departamento, coordenadora de Pós-Graduação em Sociologia, tutora do PET de Antropologia. Foi coordenadora do Comitê de Assessoramento de Antropologia, Arqueologia, Ciência Política, Direito, Relações Internacionais e Sociologia (CA-CS) do CNPq (2011-2014). Membro do Comitê de Avaliação Trienal da CAPES, Área de Sociologia (2004-2010). Membro do comitê executivo do RC40 da ISA- International Sociological Association (2010-2018). Vice-Presidente da Associação Latino-Americana de Sociologia Rural - ALASRU (1995-1998). Secretária Geral da SBS-Sociedade Brasileira de Sociologia (2005-2007). Membro da Comissão de Pós-Graduação da ANPOCS (1987-1988). Coordenadora de pesquisas, orientações de iniciação científica e de pós-graduação, publicações, convênios nacionais e internacionais com apoio do CNPq, CAPES, FACEPE, CLACSO, CONICET, FAO, Fulbright, entre outras agências de fomento. Na qualidade de professora visitante, atuou em várias universidades e instituições de pesquisa brasileiras, americanas, europeias e latino-americanas. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia, PPGS-UFPE (2002-2004) e do DINTER da CAPES- PPGS/UFPE/UNIVASF (2012-2016).Principais prêmios recebidos: Outstanding Author Contribution Award da Emerald Literati Network Awards, 2015, Prêmio Florestan Fernandes (2017) da SBS-Sociedade Brasileira de Sociologia; Prêmio Ricardo Ferreira ao Mérito Científico em Ciências Humanas, Letras e Sociais Aplicadas outorgado pela FACEPE-Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (2017); e Prêmio de Excelência Acadêmica outorgado pela ANPOCS- Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (2021). Áreas de atuação: Antropologia e Sociologia -. Principais temas de ensino e pesquisa: globalização da agricultura e dos alimentos; desigualdades sociais; desenvolvimento rural, agricultura familiar, meio ambiente; sociedades camponesas; trabalhadores/as migrantes; trabalho e gênero, cadeias globais, fruticultura; Sertão do São Francisco.

Références

Sem referências.

Publié-e

2023-12-07 — Mis(e) à jour 2023-12-08

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