Análise comparativa do poder: primazia do corpo em Foucault frente à racionalidade comunicativa em Habermas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2024.263513

Palavras-chave:

Poder, corporificação, racionalidade comunicativa, resistência, emancipação

Resumo

Este artigo examina as visões contrastantes de Michel Foucault e Jürgen Habermas sobre o conceito de poder, destacando a ênfase de Foucault na dimensão corpórea e difusa do poder e a defesa de Habermas pela racionalidade comunicativa como base para a legitimidade. A análise aborda as críticas de Habermas às limitações da abordagem de Foucault e como este último contrapõe essas críticas ao mostrar que o poder transcende a deliberação racional e se manifesta nas práticas cotidianas. Utilizando análise de conteúdo, são exploradas obras essenciais de ambos os autores, seja a genealogia/arqueologia (Foucault) e a Reconstrução (Habermas) e de seus principais comentadores, facilitando a compreensão das semelhanças e diferenças em suas perspectivas. Conclui-se que, enquanto Habermas valoriza o diálogo e a participação democrática, Foucault ressalta que o poder se infiltra de forma sutil e corporal, desafiando a eficácia da deliberação racional. Essas abordagens juntas fornecem uma compreensão mais abrangente do poder e das estratégias de resistência que consideram tanto aspectos discursivos quanto práticos.

Biografia do Autor

Renato Moraes, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos. Doutor em Ciência Política pela USP, mestre em Ciência Política pelo Iuperj, especialista em Direitos Humanos pelo Largo de São Francisco, USP, bacharel em Direito pela UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais. É Professor de Ciência política, no Departamento de Ciências Sociais (DCSo), da UFSCar. Desenvolve estudos sobre as relações entre Direito e Política e em Teorias Políticas Contemporâneas.

Filipe Zanuzzio Blanco, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo

Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. Mestre em Políticas Públicas Educacionais pela Unimep, Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade da Aldeia de Carapicuiba (2014), graduação em licenciatura em História pela Faculdade Paulista São José (2018) e graduação em Ciências Sociais pelo Instituto Superior de Ciências Aplicadas (2007). Atualmente é professor - Diretoria de Ensino região de Piracicaba (SP). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia.

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Publicado

30-12-2024

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Artigos