Vísceras neoliberais: resenha de Capitalismo Gore

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2317-5427.2025.267720

Palavras-chave:

Capitalismo, América Latina, violência

Resumo

Chegou ao Brasil a tradução de Capitalismo Gore, da mexicana Sayak Valencia, Doutora em Filosofia, Teoria e Crítica Feminista. O livro escrito por Sayak é uma interpretação latino-americana sobre as relações entre política e economia em nosso próprio território, que pensa o papel da violência no capitalismo e sua derivação em gore. Durante o livro, Valencia passeia pelos mais variados temas, cuja interdisciplinaridade dá profundidade e relevância ao seu estudo, como sociologia do trabalho, epistemologia feminista e estudos das masculinidades. Apresento as ideias gerais de cada um destes elementos na presente resenha.

Biografia do Autor

Mateus de Melo Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco. Doutorando em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Bolsista da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE).

Referências

MBEMBE, Achille. Necropolítica. São Paulo: n-1 Edições, 2018.

RUIC, Gabriela. “Estas são as 50 cidades mais violentas do mundo”. Exame, 6 abr. (caderno Mundo). Disponível em: https://exame.com/mundo/estas-sao-as-50-cidades-mais-violentas-do-mundo/, 2019, consultado em 30/04/2025.

VALENCIA, Sayak. Capitalismo gore. Cidade Autónoma de Buenos Aires: Paidós, 2022.

VALENCIA, Sayak. Capitalismo gore. Tradução de Igor Peres, São Paulo, sobinfluência edições, 2024.

PRECIADO, Paul B. Testo junkie: sexo, drogas e biopolítica na era farmacopornográfica. São Paulo: n-1 Edições, 2018.

Downloads

Publicado

27-11-2025