ALOCAÇÃO DOS CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO: IMPACTOS NO CUSTO FINAL E NA FIXAÇÃO DE PREÇOS DE VENDA EM UMA EMPRESA DE SERVIÇOS DE PINTURA AUTOMOTIVA

Alex Eckert, Marlei Salete Mecca, Roberto Biasio, Elisandra Novello

Resumo


Identificar custos que são aplicados diretamente aos produtos é algo simples se comparado com as dificuldades de se ratear custos não identificados diretamente no processo. Para fazê-lo, e necessário conhecer o processo de produção para entender a relação que cada item possui com os custos indiretos, aplicando assim, métodos de rateio que melhor se adapte às necessidades de cada empresa. Assim, esta pesquisa objetiva analisar de que forma a alocação dos custos indiretos impactam no custo total e nas estratégias de formação dos preços de venda de uma empresa de pintura automotiva. Para atingir o objetivo, a metodologia empregada foi um estudo de caso único. Concluiu-se a empresa objeto deste estudo tem dificuldades na tratativa dos custos indiretos, e estes, são decisivos quando mal alocados, podendo impactar desde o preço fixado, até mesmo as decisões de retirada de itens de linha.

Palavras-chave


Contabilidade de Custos; Custos indiretos; Métodos de rateio

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