ESCOLHAS CONTÁBEIS: ANÁLISE DOS MÉTODOS DE AVALIAÇÃO DE ESTOQUES ANTES E APÓS IMPLEMENTAÇÃO DO IFRS

Adolfo Henrique Coutinho e Silva, Thiago Medeiros de Souza Barranco

Resumo


O objetivo do estudo foi identificar os métodos de avaliação de estoques adotados pelas sociedades anônimas de capital aberto após a implementação do IFRS, bem como analisar os determinantes econômicos para a escolha do método de avaliação utilizado. A revisão da literatura tratou da Teoria Positiva da Contabilidade e da Hipótese Ricardiana, podendo incluir, nestas, as escolhas contábeis referentes ao método de avaliação dos estoques; e o Pronunciamento Técnico CPC 16 R1 – Estoques (2009), fruto do processo de convergência às normas internacionais de contabilidade. Após coleta manual das informações nos relatórios anuais do período entre 2007 e 2011, constatou-se que quase a totalidade das empresas adotou o método de avaliação dos estoques pelo custo médio ponderado. Diante deste fato, optou-se pela adoção da metodologia de estudo de caso para análise da motivação das escolhas contábeis para o caso identificado como excepcional. Os resultados observados permitem afirmar que a escolha do método de avaliação de estoques pelo custo médio ponderado adotado pelas empresas em geral está consistente com a hipótese da redução da carga tributária (planejamento fiscal), diante do cenário econômico vigente no período estudado. Para a única empresa que adotou o método PEPS, que atua no setor químico, observa-se que apenas o Princípio Ricardiano da Vantagem Comparativa ajuda na compreensão do motivo de escolha da referida prática contábil. Os resultados apresentados estão consistentes com literatura estudada e apresentam informações relevantes sobre as práticas contábeis utilizadas pelas empresas brasileiras.

Palavras-chave


métodos de avaliação de estoque; práticas contábeis; Teoria Positiva de Contabilidade; normas internacionais de contabilidade.

Texto completo:

Artigo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Apoio institucional:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Avenida dos Economistas, s/n - Cidade Universitária
CEP 50670-901 - Recife - Pernambuco - Brasil
Tel/fax. 55-(81) 21268874

 

Indexadores

 

BASE Logo