A PERCEPÇÃO DO ESTUDANTE DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM CONTABILIDADE COM RELAÇÃO ÀS PRÁTICAS DE CONTABILIDADE ESTRATÉGICA

Cícero Oliveira de Alencar, Alexandre Cunha Gomes, Aracéli Cristina de Souza Ferreira

Resumo


Este estudo tem por objetivo avaliar a percepção dos discentes sobre contabilidade estratégica através do grau de compreensão do significado do termo “Contabilidade Estratégica”; da verificação do uso do termo “Contabilidade Estratégica” nas atividades dos pesquisados e; da medida da relevância das práticas de Contabilidade Estratégica para as empresas. A pesquisa compreende as percepções de 142 estudantes de pós-graduação em contabilidade. Os dados foram analisados por meio de técnicas estatísticas em uma análise comparativa com os estudos de Guilding, Cravens e Tayles (2000), de Grzeszezeszyn e Ferreira (2004) e de Silva, Santos e Ferreira (2007). Os resultados mostram que os discentes possuem razoável compreensão do termo “Contabilidade Estratégica” e atribuem grande importância às suas práticas, porém, o termo é pouco empregado no ambiente acadêmico, conduzindo ao entendimento de que a Contabilidade Estratégica ainda é uma disciplina emergente, sem delimitação definida e que carece de maiores estudos para se consolidar.

Palavras-chave


Contabilidade, estratégia, ensino

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