EVASÃO DE ALUNOS NOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR DA REGIÃO SUL DO BRASIL

João Cleber de Souza Lopes, Ernani Ott, Clóvis Antônio Kronbauer, João Luis Peruchena Thomaz

Resumo


Esse estudo examinou as causas da evasão nos cursos de graduação em Ciências Contábeis em uma amostra composta por 128 Instituições de Ensino Superior (IES) da Região Sul do Brasil, na percepção de Pró-Reitores de Graduação ou equivalente e Coordenadores de Curso ou equivalente. Quanto à sua natureza, trata-se de uma pesquisa aplicada com abordagem qualitativa e quantitativa do problema; descritiva quanto ao seu objetivo; e pesquisa de campo quanto ao procedimento técnico utilizado. A pesquisa realizada aponta as dificuldades financeiras enfrentadas pelos alunos, falta de vocação para atuar na área contábil, problemas com a escolha do curso, motivação dos docentes, entre outras, como fatores que podem estar contribuindo para a evasão. Não constituem causas de evasão no entendimento dos respondentes, o fato da maioria dos cursos serem noturnos, de grande parte dos alunos residirem distante das IES e uma possível existência de problemas de relacionamento entre professores e alunos.

Palavras-chave


Evasão; Ensino Superior; Curso de Ciências Contábeis

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