Goodwill Adquirido em Combinação de Negócios: Uma Análise de Conformidade das Companhias Brasileiras com as Normas Contábeis

Karina Rocha Henriques Gehlen, Pãmela Leite, Reliane Moreira Martins, Cássia Vanessa Olak Alvez Cruz

Resumo


O objetivo geral do trabalho é verificar se as práticas contábeis das companhias brasileiras de capital aberto estão em conformidade com as normas de contabilidade no que diz respeito à mensuração, reconhecimento e baixa do goodwill adquirido em combinação de negócios no ano de 2013. Para o alcance do objetivo proposto, este estudo baseou-se no índice de disclosure proposto por Nakayama (2012, 2014), no entanto, com adaptações para a análise específica do goodwill. A coleta de dados foi realizada por meio de pesquisa documental das demonstrações contábeis publicadas por Cias brasileiras listadas na BM&FBovespa, para o exercício findo em 31/12/2013. A amostra investigada foi composta por 93 companhias que apresentaram em seus relatórios combinação de negócio envolvendo Goodwill. Constatou-se, pelos resultados, que 56,99% das empresas investigadas fazem uma descrição qualitativa da composição do goodwill, 77,42% das empresas descrevem os motivos da compra vantajosa, 81,72% apresentam o valor justo na data da aquisição. Contudo, a maioria das empresas (79,57%) não reconhecem a perda por desvalorização deste ativo intangível.

Palavras-chave


goodwill, combinação de negócios, normas contábeis

Texto completo:

Artigo

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

-----------------------------------------------------------------------------------
Apoio institucional:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Avenida dos Economistas, s/n - Cidade Universitária
CEP 50670-901 - Recife - Pernambuco - Brasil
Tel/fax. 55-(81) 21268874

 

Indexadores

 

BASE Logo