CONTROLADORIA: Estudo na perspectiva da Teoria dos Stakeholders

Gleicyanna almeida de Freitas, Lailson da Silva Rebouças, Erika Maia Rocha, Jandeson Dantas da Silva, Wênyka Preston Leite Batista da Costa

Resumo


A controladoria surgiu no início do século XX nos Estados Unidos, motivada pela necessidade de ter controle mais amplo e permanente sob as atividades organizacionais. Beuren e Silva (2010), concluíram em seus estudos que este órgão é visto como suporte de gestão. Este trabalho justifica-se devido a controladoria ser instrumento que contribui na melhoria dos processos de tomadas de decisões empresariais. Possui como problemática: Como uma empresa de grande Porte na cidade de Mossoró-RN utiliza as ferramentas da controladoria no processo de tomada de decisões? Portanto seu objetivo é mostrar a perspectiva da controladoria e seus stakeholders no processo de desempenho e otimização de resultados nos aspectos econômicos, financeiros no departamento de controladoria em uma organização de grande porte. Metodologicamente trata-se de pesquisa descritiva, quanto aos procedimentos enquadra-se como estudo de caso, sobre a abordagem do problema trata-se de um estudo qualitativo. A fonte de captação dos dados deu-se por meio de dois questionários. Um com 19 perguntas fechadas a dois profissionais de controladoria: o controller e seu assistente. E outro, com questões voltadas para os stakeholders da empresa: clientes, funcionários, fornecedor e governo. Conclui-se que a controladoria possui seus instrumentos voltados a melhoria do desenvolvimento das atividades da empresa e tem uma ligação com seus stakeholders de forma que só agrega valores a própria empresa. Planejamento, sistemas de informações, contatos diretos e indiretos contribuem para o ciclo econômico, financeiro da empresa.

 

Palavras – chave: Controladoria. Stakeholder. Sistemas. Gestão Empresarial


Texto completo:

Artigo

Referências


MONTEIRO, José Morais. Controladoria empresarial: Gestão econômica para micro e pequenas empresas. 2010. Dissertação (Mestrado em desenvolvimento Regional e Gestão de Empreendimentos locais) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2010. Disponível em:. Acesso em: 28 de Setembro de 2016.

PADOVEZE, Clóvis Luís. Controladoria avançada. São Paulo, Sp: Thomson, 2005.

Westbrook, R.A., Oliver, R.L. ”The Dimensionality of Consumption Emotion Patterns and Consumer Satisfaction”. Journal of Consumer Research,1991. Disponível em:< https://estudogeral.sib.uc.pt/bitstream/10316/16192/2/Satisfa%C3%A7%C3%A3o%20de%20Clientes_O%20Caso%20de%20Uma%20Empresa%20Industrial.pdf>. Acesso em: 03 de Abr. de 2017.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Apoio institucional:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Avenida dos Economistas, s/n - Cidade Universitária
CEP 50670-901 - Recife - Pernambuco - Brasil
Tel/fax. 55-(81) 21268874

 

Indexadores

 

BASE Logo