SISTEMA DE CONTROLE DE DESEMPENHO: O CASO DE UMA EMPRESA VAREJISTA NA CIDADE DE JOÃO PESSOA-PB

Edmery Angélica Melo Barbosa dos Santos, Alan Santos de Oliveira

Resumo


O objetivo geral do artigo foi apresentar como é aplicado o sistema de controle de desempenho (SCD) de uma empresa varejista do estado da Paraíba, fundamentando-se no estudo de Ferreira e Otley (2009). Para tanto, foi aplicado o método do estudo de caso, caracterizado como exploratório-descritivo, abordado de forma qualitativa e utilizando a técnica de análise do discurso. Por meio da análise, foi possível compreender alguns empasses do SCD, tais como: as estratégias deveriam ser avaliadas de uma forma em conjunto e não top down, com isso, seria possível conhecer a realidade do sistema operacional da empresa. Bem como diagnosticar, que a organização se preocupa em acompanhar a performance e o comportamento de cada indivíduo, para que detenha de um SCD com respostas imediatas para a tomada de decisão. Conclui-se, que às medidas do SCD da empresa analisada, são de suma importância para obter os resultados traçados pela cúpula administrativa.


Palavras-chave


Sistema de controle de desempenho; Ferreira e Otley (2009); Setor Varejista; Organização; Decisão.

Texto completo:

Artigo

Referências


ADVFN. Com indicadores comercio varejista no Brasil. Disponível em Acesso em: 01 abril 2017, 2017.

ANTHONY, R. N.; GOVINDARAJAN, V. Sistema de Controle Gerencial. São Paulo: Atlas, 2006.

ABERNETHY, M. A.; BROWNELL, P. The role of budgets in organizations facing strategic change: an exploratory study. Accounting, Organizations and Society, v. 24, 1999.

BERRY, A. Control, organization and accounting. Accounting, Organizations and Society, v. 5,

p. 231-244, 1980.

BERRY, A. J.; BROADBENT, J.; OTLEY, D. Management control: theories, issues and performance. 2 ed. New York: Palgrave Macmillan, 2005.

BUBACH, C. O discurso e a ação: análise do processo de mudança no sistema de controle gerencial em uma organização industrial brasileira sob a ótica da teoria institucional. Dissertação apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Administração do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas da Universidade Federal do Espírito Santo, como requisito parcial para obtenção do título de Mestre em Administração. 2015.

BRADESCO. Economia em dia. Disponível em: Acesso em: 01 abril. 2017.

CAJUEIRO, R.L.P Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. 3 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2012.

CHENHALL, R. H. Management control systems design within its organizational context: findings from contingency-based research and directions for the future. Accounting, Organizations and Society, v. 28, p. 127–168, 2003.

FEDATO, G. A. L, et al. O Sistema De Gestão Do Desempenho Utilizado Por Uma Universidade Pública – Um Estudo De Caso Na Unemat Campus Sinopmt. In: Encontro de Administração Pública e Governo – ENAPG. Anais do Encontro de Administração Pública e Governo – ENAPG, Salvador. 2012.

FERREIRA, A.; OTLEY, D. The design and use of performance management systems: An extended framework for analysis. Management Accounting Research, v.20, p.263–282, 2009.

FLEURY, M.T. et al., As Pessoas na Organização. São Paulo: Ed. Gente, 2002.

IBGE. Brasil em Síntese. Disponível em: . Acesso em: 01 abril. 2017.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2006

GUILHERME, E. S. Análise do desenho e uso do Balanced Scorecard em um Centro de Serviços Compartilhados. 2015. In: XXII Congresso Brasileiro de Custos. Anais do Congresso brasileiro de custos, foz do iguaçu, 2015.

LEBAS, M. J. Performance measurement and performance management. International Journal of Production Economics, v. 41, n. 1-3, p. 23-35, 1995.

MALMI, T.; BROWN, D. A. Management control systems as a package – Opportunities, challenges and research directions. Management Accounting Research. v.19, p. 287-300, 2008.

MARCONI, M. A. & LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MARTINS, G. A.; LINTZ, A. Guia para elaboração de Monografias e Trabalhos de Conclusão de Curso. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MOREIRA, D. F. S. Medição e Gestão do Desempenho e Sistemas de Controlo de Gestão: um estudo de caso no sector público da saúde. Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Auditoria. INSTITUTO SUPERIOR DE CONTABILIDADE E ADMINISTRAÇÃO DO PORTO INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO. 2014.

MOREIRA, M.A.; MELO, E.A. Diagnóstico e análise para implementação do modelo PMS de avaliação do desempenho em uma indústria de calçados. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 14, n. 32, p. 157-173, 2017. ORLANDI, E. P. Análise de discurso. 7º ed. Campinas: Pontes, 2007.

ORO, I. M. Interação dos sistemas de controle gerencial com a estratégia e o desempenho organizacional em empresa familiar. Tese de Doutorado. Universidade Regional De Blumenau – Furb Programa De Pós-Graduação Em Ciências Contábeis Doutorado Em Ciências Contábeis E Administração. Blumenau: 2015.

OYADOMARI, J. C. T. Modelo de Remuneração Variável Atrelada ao Balanced Scorecard. TAC, Rio de Janeiro, v. 2, n. 1, p. 33-49, 2012.

PAVEAU, M-A; SARFATI, G-É. As grandes teorias da linguística: da gramática comparada à pragmática. Traduzido por Maria do Rosário Gregolin [et.al.]. São Carlos: Claraluz, 2006.

HANSEN, A.; MOURITSEN, J. Management Accounting and changing operations management. In HOPPER, T.; NORTHCOTT, D.; SCAPENS, R. Issues in management. Accounting. 3rd edition. London: Prentice-Hall, 2007.

JENSEN, M. C.; MECKLING, William H. Theory of the firm: managerial behavior,

agency costs and ownership structure. Journal of Financial Economics, v. 3, n. 4, p. 305-360

SANCHES, J. L. J. Medição de desempenho organizacional de TI: um estudo exploratório em IES. Dissertação de Mestrado. Universidade Presbiteriana Mackenzie Centro de Ciências Sociais e Aplicadas Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. São Paulo: 2011.

SILVA, A. C. R. Metodologia da pesquisa aplicada à contabilidade –orientações de estudos, projetos, artigos, relatórios, monografias, dissertações, teses. São Paulo: Atlas, 2003.

SIMONS, R. Levers of Control. Harvard Business School Publishing, 1995.

YIN, R. K. Estudo de caso: planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Apoio institucional:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Avenida dos Economistas, s/n - Cidade Universitária
CEP 50670-901 - Recife - Pernambuco - Brasil
Tel/fax. 55-(81) 21268874

 

Indexadores

 

BASE Logo