A PRESENÇA DO ISOMORFISMO NO ÍNDICE DE DESEMPENHO DAS OPERADORAS DE PLANOS DE SAÚDE DO ESTADO DE PERNAMBUCO: sob os aspecto das informações contábeis

Herrisson Queiroz Neto, Rezilda Rodrigues Oliveira

Resumo


Esta pesquisa apresenta uma abordagem pela Teoria do Isomorfismo para os estudos organizacionais, bem como, sua contribuição sobre as estruturas e processos, que viabilizam as tomada de decisões nas instituições. Neste contexto, o objetivo deste artigo foi demonstrar a presença do isomorfismo no índice de desempenho das operadoras de planos de saúde do Estado de Pernambuco, sob os aspectos das informações contábeis. Para a realização dessa pesquisa utilizou-se dois dos índices que envolvem dados contábeis e que possuem um grau de relevância bem substancial, tendo como o universo desse estudo dez operadoras de planos de saúde, compreendidas no Estado de Pernambuco. Ainda, foram feitas comparações com as operadoras de saúde do Brasil, que tiveram seus dados encaminhados e analisados pelo órgão regulador, no ano de 2015. Os resultados obtidos fundamentam uma suposição do isomorfismo coercitivo no índice, sob os aspectos contábeis que influenciam a tomada de decisão, nas operadoras de saúde. Caraterizado pela obtenção de um melhor desempenho/desenvolvimento, relacionado ao índice, que alguns tipos de operadoras obtiveram, em relação às demais. Conclui-se que o isomorfismo contribuiu na constituição do índice de desenvolvimento da saúde suplementar, tornando-se a partir de então uma ferramenta indispensável para obtenção das analises e geração de informações, embasando as tomadas de decisões na área da saúde suplementar do Brasil.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.34629/ric.v13i2.50-66

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

-----------------------------------------------------------------------------------
Apoio institucional:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Avenida dos Economistas, s/n - Cidade Universitária
CEP 50670-901 - Recife - Pernambuco - Brasil
Tel/fax. 55-(81) 21268874

 

Indexadores

BASE Logo