FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA: UM ESTUDO EM EMPRESAS DE VAREJO DO MUNICÍPIO DE JOÃO PESSOA/PB

Antônio Moreira Nicolau, Adilson Celestino de Lima

Resumo


O processo de formação de preço de venda revela-se como muito importante e
essencial para as empresas do comércio varejista, pois influencia diretamente em seus resultados. A presente pesquisa parte do pressuposto de que a compreensão e utilização correta dos métodos de formação do preço de venda dos produtos podem auxiliar na obtenção de melhores resultados. Neste sentido, torna-se fundamental que os gestores possuam conhecimento sobre os métodos de formação de preço condizente com o mercado de atuação e, principalmente, com os objetivos organizacionais. Logo, o objetivo deste estudo busca medir o nível de conhecimento dos gestores das empresas do comércio varejista da cidade de João pessoa/PB sobre os métodos de formação de preço de venda. A pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário do tipo Likert com escala de cinco pontos. A análise dos dados foi feita através da estatística descritiva e inferencial. Os resultados encontrados evidenciaram a falta de conhecimento e a deficiência, por parte dos gestores, sobre os métodos de formação de preço de venda, porém quanto maior o grau de escolaridade do gestor, maior será o nível de conhecimento sobre os métodos de precificação.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.34629/ric.v13i1.85-109

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

-----------------------------------------------------------------------------------
Apoio institucional:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Avenida dos Economistas, s/n - Cidade Universitária
CEP 50670-901 - Recife - Pernambuco - Brasil
Tel/fax. 55-(81) 21268874

 

Indexadores

BASE Logo