A FORMAÇÃO EM CONTROLADORIA NO BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS NO BRASIL

Tania NOBRE GONÇALVES FERREIRA Nobre, Sara Beatriz da Silva Luna, Iasmim Taísle Gomes Vanderlei, Catarina Rosa e Silva de Albuquerque

Resumo


As organizações exigem novas formas de gestão e decisão, as quais demandam competências diferenciadas dos profissionais, em especial dos controllers ou contadores gerenciais. A área de Controladoria tem crescido de importância e exigências, mas sua formação vincula-se principalmente a conteúdos do Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, ou em pós-graduação lato sensu. Este artigo estuda a formação em Controladoria no Brasil, com foco nas competências requeridas e desenvolvidas, nos cursos presenciais de Ciências Contábeis, porque elas são vastas e não se resumem aos conhecimentos financeiros/contábeis, variando segundo a realidade organizacional. A pesquisa foi exploratória-descritiva, com abordagem quali-quantitativa. A parte quantitativa analisou relatórios disponíveis nos sites do MEC e INEP e a qualitativa o conteúdo das ementas da disciplina de Controladoria, à luz do referencial sobre competências demandadas. Foi possível perceber as competências requeridas dos Contadores e, ainda, elaborar uma proposta de temas e conhecimentos mais utilizados  na disciplina de Controladoria.


Palavras-chave


Controladoria; Contabilidade Gerencial; Controller; Ensino de Controladoria.

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DOI: https://doi.org/10.34629/ric.v13i3.45-64

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