ANSIEDADE NO ÂMBITO ACADÊMICO: UM ESTUDO COM DISCENTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA

Josefa Mônica Alves Justino, Emmanuella Guedes Farias, Joelmir Beteng Claudino Batista, Rafaela Maria José Bertino Barros

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo identificar a percepção dos discentes da graduação em Ciências Contábeis, de um IES privada, em relação a ansiedade nos processos avaliativos. Pesquisa de caráter exploratória-descritiva e utilizou como técnica de coleta o questionário. Foram aplicados a 170 alunos. Não houveram diferenças significativas entre o número de mulheres e homens, e a maioria deles estão compreendidos em 21 a 25 anos, e mais de 60% ainda não estavam estagiando/trabalhando na área contábil. A pesquisa apontou que os discentes sentem ansiosos em seminários e provas, sendo que em relação ao primeiro em quase 90% das mulheres causam bastante ou muita ansiedade e para os homens, apesar de ser um 1/3 menor que o resultado das mulheres é bastante significativo. Logo, conclui-se que essa exposição na frente dos demais participantes da sala de aula deixam a maioria dos alunos ansiosos. Em relação ao processo de avaliação “provas”, também é um fator de causam desconforto aos alunos. A pesquisa revelou diversas lacunas que devem ser investigadas e a necessidade de discursão sobre esses aspectos com a formação dos futuros profissionais da classe contábil.


Palavras-chave


Ansiedade no âmbito Acadêmico; Rendimento Acadêmico; Estudantes Universitários; IDATE.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.34629/ric.v13i4.32-47

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

-----------------------------------------------------------------------------------
Apoio institucional:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Avenida dos Economistas, s/n - Cidade Universitária
CEP 50670-901 - Recife - Pernambuco - Brasil
Tel/fax. 55-(81) 21268874

 

Indexadores

BASE Logo