APLICATIVOS DE APRENDIZAGEM CONTÁBIL PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS: EVIDENCIANDO E ANALISANDO AS SUAS CARACTERÍSTICAS

Vitor Hideo Nasu

Resumo


Este estudo buscou evidenciar e analisar os apps de aprendizagem contábil. Foi usado o smartphone do pesquisador para buscar na Play Store os termos “contabilidade” e “aprender contabilidade”, em inglês e português, detectando-se 33 apps. Posteriormente, seis dados foram coletados: (1) língua (L); (2) nota (N); (3) quantidade de avaliações (QA); (4) quantidade de downloads (QD); (5) tamanho (T); e (6) quantidade de dias transcorridos a partir da data da última atualização do app (DI). Constatou-se que a maioria dos apps foi desenvolvida em inglês (85%). Em adição, as estatísticas descritivas revelaram que os usuários tendem a gostar dos apps (média = 3,9 pontos; dp = 0,77 pontos) e os tamanhos são pequenos (média = 4,5 mb; dp = 4,53 mb). Por fim, a matriz de correlação de Spearman apontou a existência de correlação significante entre QD e QA (coef. = 0,8555; sig. < 0,01).

Palavras-chave


Aplicativos; Dispositivos móveis; Contabilidade; Educação.

Texto completo:

PDF

Referências


Al-EMRAN, M.; ELSHERIF, H. M.; SHAALAN, K. Investigating the attitudes towards the use of mobile learning in higher education. Computers in Human Behavior, 56, 93-102, 2016. doi: 10.1016/j.chb.2015.11.033

APOSTOLOU, B.; DORMINEY, J. W.; HASSELL, J. M.; RELEBE, J. E. Accounting education literature review (2015). Journal of Accounting Education, 35, 20-55, 2016. doi: 10.1016/j.jaccedu.2016.03.002

BEHN, B. K.; EZZELL, W. F.; MURPHY, L. A.; RAYBURN, J. D.; STITH, M. T.; STRASER, J. R. The Pathways Commission on Accounting Higher Education: Charting a national strategy for the next generation of accountants. Issues in Accounting Education, v. 27, n. 3, 595-600, 2012. doi: 10.2308/iace-10300

BORNAL, E. M.; BARBANTE JR, E. A.; MATSUOKA, I. N.; NOGUEIRA, D. R. Satisfação com o uso de aplicativos no processo de aprendizagem: Um estudo com alunos de ciências contábeis. Anais do Congresso USP de Iniciação Científica em Contabilidade, São Paulo, SP, Brasil, 14, 2017. Disponível em: http://www.congressousp.fipecafi.org/anais/AnaisCongresso2017/ArtigosDownload/438.pdf

CHEONG, C.; BRUNO, V.; CHEONG, F. Designing a mobile-app-based collaborative learning system. Journal of Information Technology Education: Innovations in Practice, 11, 97-119, 2012.

GIKAS, J.; GRANT, M. M. Mobile computing devices in higher education: Student perspectives on learning with cellphones, smartphones & social media. Internet and Higher Education, 19, 18-26, 2013. doi: 10.1016/j.iheduc.2013.06.002

HSIAO, K.; CHEN, C. What drives in-app purchase intention for mobile games? An examination of perceived values and loyalty. Electronic Commerce Research and Applications, 16, 18-29, 2016. doi: 10.1016/j.elerap.2016.01.001

INTERNATIONAL TELECOMMUNICATION UNION. ICT Facts and figures. 2015. Recuperado de: http://www.itu.int/en/ITU-D/Statistics/Documents/facts/ICTFactsFigures2015.pdf

INTERNATIONAL TELECOMMUNICATION UNION. (2016). ICT Facts and figures. 2016 Recuperado de: http://www.itu.int/en/ITU-D/Statistics/Documents/facts/ICTFactsFigures2016.pdf

LEA, B. Clickers adoption in a small class setting. Decision Line, v. 39 n. 4, 7-11, 2008.

LIAW, S.; HATALA, M.; HUANG, H. Investigating acceptance toward mobile learning to assist individual knowledge management: Based on activity theory approach. Computers & Education, v. 54, n. 2, 446-454, 2010. doi: 10.1016/j.compedu.2009.08.029

MARTIN, F.; ERTZBERGER, J. Here and now mobile learning: An experimental study on the use of mobile technology. Computers & Education, 68, 76-85, 2013. doi: 10.1016/j.compedu.2013.04.021

PATHWAYS COMMISSION. Charting a national strategy for the next generation of accountants. 2012 Recuperado de: http://commons.aaahq.org/posts/a3470e7ffa

SEOW, P.; WONG, S. Using a mobile gaming app to enhance accounting education. Journal of Education for Business, v. 91, n. 8, 434-439, 2016. doi: 10.1080/08832323.2016.1256264

SMITH, M. Research methods in accounting, 3a ed. London: Sage, 2015.

SPITZER, M. Information technology in education: Risks and side effects. Trends in Neuroscience and Education, 3, 81-85, 2014. doi: 10.1016/j.tine.2014.09.002

TRAXLER, J. Defining, Discussing and Evaluating Mobile Learning: The moving finger writes and having writ.... The International Review of Research in Open and Distributed Learning, v. 8, n. 2, 2007. doi: 10.19173/irrodl.v8i2.346

VÁZQUEZ-CANO, E. Mobile distance learning with smartphones and apps in higher education. Educational Sciences: Theory and Practice, v. 14, n. 4, 1505-1520, 2014. doi: 10.12738/estp.2014.4.2012

YANG, X.; LI, X.; LI, T. Using mobile phone in college classroom settings: Effects of presentation mode and interest on concentration and achievement. Computers & Education, 88, 292-302, 2015. doi: 10.1016/j.compedu.2015.06.007




DOI: https://doi.org/10.34629/ric.v13i4.48-60

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

-----------------------------------------------------------------------------------
Apoio institucional:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Avenida dos Economistas, s/n - Cidade Universitária
CEP 50670-901 - Recife - Pernambuco - Brasil
Tel/fax. 55-(81) 21268874

 

Indexadores

 

BASE Logo