Análise detalhada das infrações e penalidades éticas e disciplinares de acordo com a NBC PG 01 no Estado do Paraná

Michele Bach, Evelyn Kapp, Rosaly Machado, Franciele Machado de Souza

Resumo


É essencial que o profissional contábil preserve sua postura ética, visto que lida com assuntos extremamente importantes para a sobrevivência da entidade no mercado. Deste modo, foi estabelecido o código de ética para amparar no exercício da profissão onde dita condutas adequadas que prezem pelo bom andamento dos negócios como um todo. Diante disso, este estudo teve por objetivo realizar uma análise detalhada das infrações cometidas pela abordagem da NBC PG 01 e as fiscalizações resultantes de penalidades éticas e disciplinares aplicadas no Estado do Paraná. Este estudo é relevante, pois busca analisar mediante o trabalho fiscalizatório do conselho regional, como os contabilistas estão atuando na sociedade de acordo com as determinações do Código de Ética Profissional do Contador. A metodologia utilizada teve por meio de abordagem quantitativa através da coleta de dados provenientes dos relatórios estatísticos apresentados no portal da fiscalização do CRCPR e de natureza descritiva com pesquisa bibliográfica e documental acerca do assunto. Os principais resultados evidenciam que muitos profissionais ainda são negligentes quanto ao código, perpetuando no exercício da profissão com práticas infratoras consequentes de aplicação de penalidades e solidificar os princípios corretos a serem seguidos para refletir de forma positiva em toda a classe contábil.


Palavras-chave


Código de Ética, Contabilidade, CRC, Infrações, Profissional contábil.

Texto completo:

PDF

Referências


Arruda, G., Leite, A.S., Nogueira, M. A. F. S. (2011). A relação entre a ética profissional do contabilista e os princípios contábeis. Mato Grosso do Sul. Recuperado de https://semanaacademica.org.br/system/files/artigos/artigoglaucemary.pdf.

Arroyo, M. G. (2007). Conhecimento, ética, educação, pesquisa. Revista e-Curriculum, São Paulo, 2(2):1-24.

Brunozi Junior, A. C., Garcia, L. C., Kronbauer, C. A. & Sprenger, K. B. (2016). Infrações ao Código de Ética Profissional do Contador (CEPC): uma análise no Estado do Rio Grande do Sul. 1º Congresso de Contabilidade da UFRGS. Porto Alegre.

Girotto, M. (2019). Código de ética profissional do contador é atualizado: saiba o que mudou. Comunicação CFC. Recuperado de: https://cfc.org.br/noticias/codigo-de-etica-profissional-do-contador-e-atualizado-saiba-o-que-mudou/.

Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Fiscalização Preventiva: informações gerais. Edições do CFC. [200-?] Recuperado de https://cfc.org.br/wp-content/uploads/2018/04/1_fisc_net.pdf.

Conselho Federal de Contabilidade (CFC). (2011). Norma Brasileira de Contabilidade. NBC TG Estrutura Conceitual: Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro, de 16 de dezembro de 2011. Resolução CFC N.º 1.374/11. Recuperado de https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/RES_1374.pdf.

Conselho Federal de Contabilidade (CFC). (2019). Norma Brasileira de Contabilidade. NBC PG 01 – Código de ética profissional do contador, de 7 de fevereiro de 2019. Recuperado de https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCPG01.pdf.

Conselho Federal de Contabilidade (CFC). (2017). Norma Brasileira de Contabilidade. NBC PG 12 (R3) – Educação Profissional Continuada, de 7 de dezembro de 2017. Recuperado de https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCPG12(R3).pdf.

Conselho Federal de Contabilidade (CFC). (2014). Norma Brasileira de Contabilidade. NBC PG 200 – Contadores que prestam serviços (Contadores Externos), de 24 de janeiro de 2014. Recuperado de https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCPG200.pdf.

Conselho Federal de Contabilidade (CFC). ([200?]. Perguntas frequentes: dúvidas sobre o DECORE. Recuperado de: https://cfc.org.br/fiscalizacao-etica-e-disciplina/perguntas-frequentes/duvidas-sobre-decore/.

Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR). [200-?]. Fiscalização eletrônica (fisc-e). Portal da Fiscalização. Recuperado de https://www.crcpr.org.br/new/content/portal/fiscalizacao/fisc_e.html.

Correa, D. V., Ferreira, C. R., & Shinzaki, K. (2005). Uma breve reflexão sobre a importância da ética na profissão contábil. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, 2(3):57-72.

Fragoso, S., Recuero, R., & Amaral, A. (2013). Métodos de pesquisa para a internet. Porto Alegre: Sulinas.

Kraemer, M. E. P.(2001). Ética, sigilo e o profissional contábil. Contabilidade Vista & Revista, Belo Horizonte, 12(2): p. 33-48.

La Taille, Y de.(2000). Para um estudo psicológico das virtudes morais. Educação e pesquisa, 26(2,): p.109-121

Lisboa, L. P. (2012). Ética geral e profissional em contabilidade. 2 ed. São Paulo: Atlas.

Marcondes, D. (2009). Textos básicos de ética: de Platão a Foucault. 4. ed. Rio de Janeiro: Zahar.

Pureza, M. S. (2018). Ética na profissão contábil: um estudo das infrações cometidas pelos profissionais e as penalidades aplicadas pelo Conselho Regional de Contabilidade – CRC-GO. 2018. Trabalho de conclusão de curso (graduação em Ciências Contábeis) – Universi-dade de Rio Verde – UniRV, Rio Verde.

SA, A. L. (2010). Ética profissional. 9 ed. São Paulo: Atlas.

Raupp, F.M; Beuren, I.M (2009). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 3 ed. São Paulo: Atlas.

Silva, A. C. R., Dias, B. B., Alves, F. J. dos S., Boarin., J. J., Schwez. N., Cota, S. R. & Wojcicki, S. C. de C. (2003). Abordagens éticas para o profissional contábil. Brasília: CFC.

Valls, A. L. M. (2017). O que é ética. Brasilia: Brasiliense.

Vásquez, A. S. (1995). Ética. 15. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

Vásquez, A. S. (2003). O que é ética. Texto adaptado da obra: Ética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. Recuperado de https://sites.google.com/site/filosofiapopular/etica/o-que-e-etica.

Vitali, M. (2015). A percepção dos formandos do curso de ciências contábeis da UNESC-2015/2 sobre os preceitos do código de ética do contador. Monografia. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC. Santa Catarina.




DOI: https://doi.org/10.34629/ric.v14i0.e-020006

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

-----------------------------------------------------------------------------------
Apoio institucional:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Avenida dos Economistas, s/n - Cidade Universitária
CEP 50670-901 - Recife - Pernambuco - Brasil
Tel/fax. 55-(81) 21268874

 

Indexadores

BASE Logo