GESTÃO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS EM EMPRESAS DE PRODUÇÃO POR ENCOMENDA: ESTUDOS DE CASOS

Antônio Artur de Souza, Ewerton Alex Avelar, Terence Machado Boina

Resumo


Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa, de caráter exploratório e qualitativo, que visou estudar a gestão de custos e o processo de formação de preços (FP) em empresas de produção por encomenda (EPEs). Foram realizados dois estudos de casos em ferramentarias da região metropolitana de Belo Horizonte/MG, durante os anos de 2006 e 2007. Observou-se que, nas empresas estudadas, utilizam-se metodologias de custeio distintas. Diversos fatores, internos e externos, influenciam os processos de estimação de custos (EC) e de FP nessas empresas. Destaca-se ainda, que outros aspectos da gestão de custos, tais como a análise de variância de custos (AVC) e a utilização das informações históricas de custos são pouco exploradas nas empresas pesquisadas. Pode-se dizer que um investimento maior das empresas na gestão de custos poderia aperfeiçoar significantemente a tomada de decisão, principalmente as de preço, pois estariam embasadas em informações mais acuradas.

Palavras-chave: Produção por encomenda; Gestão de custos; Formação de preços; Estimação de custos; Análise de variância de custos.

Palavras-chave


Produção por encomenda; Gestão de custos; Formação de preços; Estimação de custos; Análise de variância de custos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Apoio institucional:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Avenida dos Economistas, s/n - Cidade Universitária
CEP 50670-901 - Recife - Pernambuco - Brasil
Tel/fax. 55-(81) 21268874

 

Indexadores

 

BASE Logo