ENSINO DA DISCIPLINA CONTABILIDADE INTERNACIONAL: UM ESTUDO COMPARATIVO NAS IES CAPIXABAS E POTIGUARES

Ridalvo Medeiros Alves de Oliveira, Carlos Jean Gomes, Daniele da Rocha Carvalho

Resumo


A nova realidade do sistema econômico global e das relações internacionais no mundo dos negócios é um assunto que tem despertado, pela sua relevância, discussões nos mais diversos níveis acadêmicos. Dependentes da vivacidade dos mercados, as nações têm nas organizações empresariais a força que move suas economias e faz circular riquezas capazes de alimentar o sistema, capitalista por natureza. Dessa maneira, a “quebra das fronteiras” trouxe uma realidade jamais vista. Recursos são alocados, resultando em investimentos em países que apresentam melhores oportunidades de ganho, com perspectivas mais promissoras de sucesso. Nesse sentido uma correta análise da saúde financeira, operacional das entidades pode ser o elo entre o sucesso e o fracasso da opção de investimento. Para tanto, faz-se necessário que a linguagem utilizada para interpretar essas distintas situações seja compreensível por quem investe, independentemente do destino dos recursos. Especialistas têm considerado a Contabilidade como sendo a mais adequada linguagem na interpretação dos negócios. Entretanto, a forte regionalização das práticas contábeis, resultado, principalmente, das intervenções governamentais e das diferenças culturais, tem obstaculizado essa leitura harmônica de relatórios e índices financeiros. Na busca por essa tão desejada harmonização contábil ao nível internacional, um primeiro passo pode ser a uniformização conceitual ao nível acadêmico. Sendo assim, o presente trabalho tem como principal objetivo obter informações sobre a realidade do ensino da Contabilidade Internacional, contextualizando-a em nível de graduação, evidenciando sua atual estrutura e a possível colaboração para a harmonização internacional. Para tanto, a pesquisa buscou a opinião e as declarações de professores, coordenadores e chefe de departamentos das instituições de ensino superior potiguares e capixabas, procurando identificar, através da análise dos dados coletados, o nível de percepção do corpo docente e a provável colaboração para a citada convergência internacional.

Palavras-chave


Contabilidade internacional; Ensino de contabilidade; Harmonização

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