ANÁLISE INTEGRADA DE INDICADORES EM TRÊS DIMENSÕES: UM CASO DE MOMENTUM APLICADO A UMA EMPRESA BRASILEIRA

Aracéli Cristina Sousa Ferreira, Márcia Castro Silva, Macelly O. Morais, Rodrigo Rodrigues Santos

Resumo


Dado que a Contabilidade não satisfaz plenamente a todos os seus usuários, há uma constante busca pelo seu aprimoramento. Com esse objetivo e convencido de que seria possível determinar as mudanças ocorridas no patrimônio em um determinado momento, Yuji Ijiri, em seu trabalho “Triple-Entry Bookkeeping and Income Momentum“, de 1982, apresentou a Teoria Multidimensional, onde teríamos além do débito e crédito, o trébito. Para Ijiri, as práticas contábeis são falhas à medida que utilizam dados passados para estabelecer uma estratégia futura e o método de partidas dobradas foi desenvolvido para apresentar as mudanças no capital a partir de dados históricos e não para o futuro.

Essa Teoria despertou o interesse de alguns autores, entre eles Eric Melse, cujo artigo “Accounting in three dimensions: a case for momentum” de 2004 mostra um exemplo de uma análise integrada utilizando a Teoria Multidimensional. Ele argumenta que existe uma estrutura dinâmica entre os itens do balanço patrimonial, que apontam para o fato de que as três dimensões de contabilização formam um modelo integrado de negócios dinâmicos.

O objetivo deste artigo é revisitar a proposta de Ijiri aplicando em uma empresa brasileira, a VALE, a análise integrada aplicada por Melse de modo a verificar se, após mais de 20 anos da publicação das idéias originais, a teoria se apresenta atual.

Palavras-chave


Contabilidade; controladoria; momentum accounting

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Apoio institucional:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Avenida dos Economistas, s/n - Cidade Universitária
CEP 50670-901 - Recife - Pernambuco - Brasil
Tel/fax. 55-(81) 21268874

 

Indexadores

 

BASE Logo