A (FALTA DE) RELAÇÃO ENTRE INVESTIMENTOS EM MEIO AMBIENTE E CRESCIMENTO NAS VENDAS: UMA ANÁLISE COM DADOS EM PAINEL

Márcia Bianchi, Rosemary Gelatti, Marcos Tadeu Caputi Lelis, Carlos Eduardo Lobato

Resumo


Este estudo buscou verificar se os investimentos em meio ambiente afetam positivamente o aumento nas vendas. Utilizou-se uma amostra com 29 empresas de 11 setores de atividade. Os dados foram coletados do balanço social – modelo Ibase e das Demonstrações Contábeis, abrangendo o período de 2002 a 2004, proporcionando um conjunto de 87 observações. Para a análise utilizou-se o modelo com dados em painel, estimado por efeito fixo, após ser submetido ao teste de Hausman, através do Software Eviews 6.0. A variável dependente é a “receita líquida” e a variável independente de interesse é o “investimento em meio ambiente”. Como variáveis de controle utilizou-se: “despesas com vendas”; “ativo total” e “PIB”, corrigidas dos efeitos inflacionários ao longo do tempo. A hipótese nula (H0) de pesquisa foi rejeitada, permitindo inferir que os investimentos em meio ambiente não determinam aumento nas vendas.

Palavras-chave


Investimentos. Meio Ambiente. Empresas. Dados em Painel.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Apoio institucional:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Avenida dos Economistas, s/n - Cidade Universitária
CEP 50670-901 - Recife - Pernambuco - Brasil
Tel/fax. 55-(81) 21268874

 

Indexadores

 

BASE Logo