ESTUDO SOBRE OS MÉTODOS DE ENSINO UTILIZADOS NOS CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS E ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO (UERJ): A PERCEPÇÃO DE DOCENTES E DISCENTES

Noé Loureiro Madureira, Farid Succar Junior, Josir Simeone Gomes

Resumo


Este trabalho investiga os métodos de ensino superior aplicados pelo corpo docente da Faculdade de Administração e Finanças nos cursos de Ciências Contábeis e de Administração de Empresas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Busca-se desta forma verificar a aplicabilidade dos métodos existentes, além de obter as opiniões dos alunos sobre aqueles métodos a que foram efetivamente submetidos em sala de aula, levando em consideração algumas variáveis como o curso, o sexo, a idade e o período. Para levantamento desses dados utilizou-se questionários específicos tanto para os professores quanto para os alunos. Os resultados indicam a utilização de poucas práticas condizentes com a necessidade e interesse dos alunos, principalmente quanto à aprendizagem ativa além do predomínio do método tradicional, centrado no professor.

Palavras-chave


Método de ensino. Contabilidade. Administração.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Apoio institucional:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Avenida dos Economistas, s/n - Cidade Universitária
CEP 50670-901 - Recife - Pernambuco - Brasil
Tel/fax. 55-(81) 21268874

 

Indexadores

 

BASE Logo