PROPOSTA DE UM MODELO DE RENTABILIDADE DE CLIENTES: UM ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA DA ÁREA DE ALIMENTOS

Paulo Schmidt, José Luiz dos Santos, Ricardo da Rosa Leal

Resumo


A mudança no cenário atual de negócios está levando empresas de todos os portes a repensarem suas formas de administrarem seus negócios. No contexto de competição, torna-se fundamental a utilização de instrumentos de medição que reflitam de forma adequada a maneira como os recursos de uma organização estão sendo consumidos por seus clientes, na busca da diferenciação que gere vantagem competitiva. Este artigo objetiva demonstrar a importância da utilização de instrumentos adequados para mensurar o retorno do relacionamento com clientes. Existem inúmeras alternativas de buscar formas de diferenciação de concorrentes, visando obter o reconhecimento e a preferência desses clientes, seja através de produtos diferenciados, seja no nível de serviços ofertados. O trabalho sugere uma abordagem de rentabilidade de clientes através da aplicação da metodologia Time Driven Activity Based Costing (TDABC), através da construção de um instrumento que viabilize a identificação de informações mais precisas sobre a rentabilidade dos clientes, mediante os diferentes produtos e níveis de serviços ofertados.

Palavras-chave


Competitividade; Relacionamento com clientes; Custeio Baseado em Atividades (ABC). Custeio Baseado em Atividade e Tempo (TDABC).

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