INFORMAÇÕES CONTÁBEIS E NÃO-CONTÁBEIS PARA PREVER O VALOR DE MERCADO DAS EMPRESAS: UMA ANÁLISE DAS EMPRESAS NORTE E LATINO AMERICANAS DO SETOR DE CONSTRUÇÃO

Vinícius Silva Pereira, Vidigal Fernandes Martins

Resumo


Este trabalho objetiva avaliar a eficiência dos indicadores contábeis e não-contábeis para medir o valor de mercado das empresas norte e latino-americanas do setor de construção. A análise utilizou a média móvel trienal de indicadores contábeis de empresas de capital aberto. Os resultados obtidos apontam que alguns indicadores de desempenho conseguem prever, satisfatoriamente, o valor de mercado dos próximos dois anos, com um R quadrado corrigido de 0,56. Os indicadores de desempenho de maior relevância foram a média trienal do EBITDA, variação trienal do Pay Out, variação trienal do Enterprise Value, variação trienal da Dívida Bruta sobre o patrimônio líquido, vendas por ação, média trienal da depreciação sobre o ativo imobilizado, média trienal da dívida bruta sobre o patrimônio líquido.

Palavras-chave


Modelos de Previsão, Valor de Mercado, Setor de Construção, Indicadores

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