A UTILIZAÇÃO DO BALANCED SCORECARD EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR

Carlos Rogégio Montenegro de Lima, Mauricio Andrade de Lima, Thiago Coelho Soares

Resumo


Este artigo tem como resultado uma análise da utilização do Balanced ScoreCard (BSC) em Instituições de Ensino Superior (IES). Para isto procurou-se embasar teoricamente quanto aos conceitos chaves sobre BSC e suas aplicações em IES. Esta pesquisa descritiva teve caráter qualitativo, aonde foram analisadas vinte e cinco IES estrangeiras e mais dezessete IES nacionais. Como resultado da pesquisa observa-se que três perspectivas são mais recorrentes nas instituições do exterior: os processos internos, a financeira e os clientes. Já nas instituições nacionais, verificam-se quatro perspectivas em mais de metade das instituições analisadas: Processos Internos, Clientes, Aprendizado e Crescimento e Financeira. Assim, com a análise de quarenta e dois BSCs de instituições de ensino, pode-se verificar a existência de quatro perspectivas mais comuns que são utilizadas para a mensuração de resultados.

Palavras-chave


Balanced Scorecard. Avaliação da performance. Gestão do ensino superior. Estratégia.

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