COMPORTAMENTO MANADA: ESTUDO APLICADO EM ESTUDANTES DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS

Luiz Medeiros de Araujo Neto, Fátima de Souza Freire

Resumo


O objetivo do trabalho é verificar se os alunos do curso de Ciências Contábeis teriam influência do analista na eventual compra de ações de empresas brasileiras. Justifica-se o estudo face à necessidade de saber se pessoas com conhecimento em finanças e contabilidade teriam influência dos analistas na compra de ações. Foram aplicados 354 questionários em três instituições de ensino superior localizadas no Distrito Federal, no período de setembro de 2010. Foi concluído que a opinião do analista não influenciou a maneira como os estudantes avaliaram a empresa em estudo. Porém, foram encontradas fortes evidências de efeito manada na opção de compra das ações da empresa por parte dos entrevistados.

Palavras-chave


Finanças Comportamentais, Assimetria de Informação; Efeito Manada, Educação Contábil.

Texto completo:

ARTIGO

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




-----------------------------------------------------------------------------------
Apoio institucional:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Avenida dos Economistas, s/n - Cidade Universitária
CEP 50670-901 - Recife - Pernambuco - Brasil
Tel/fax. 55-(81) 21268874

 

Indexadores

 

BASE Logo