VALUATION APÓS A ADOÇÃO DOS PADRÕES INTERNACIONAIS DE RELATÓRIO FINANCEIRO NO BRASIL

Emilio Maltez Alves Filho, Robson Braga, Edmilson Patrocínio de Sousa, Raimundo Nonato Lima Filho

Resumo


Este estudo investiga possíveis mudanças no protocolo de avaliação de empresas (Valuation) no Brasil e, consequentemente, em seus resultados devido à adoção das Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS). Buscou-se analisar referenciais em avaliações de empresas europeias e brasileiras após adoção das IFRS; e aspectos legais de empresas nacionais que tenham influenciado nesse processo. Foram analisados Laudos de Avaliação de Ofertas Públicas de Aquisições de uma população de 27 empresas nacionais (15 antes e 12 depois das IFRS) visando apurar, para cada empresa, a variação entre o seu valor econômico obtido e a respectiva cotação média de suas ações nos últimos 12 meses antes da avaliação. Utilizou-se o teste de Mann-Whitney para apurar mudanças nas variações encontradas nos dois grupos de empresas. Os resultados revelam alterações estatisticamente significativas para as avaliações pós-IFRS; além disso, os aumentos pós-IFRS foram superiores aos de antes das IFRS. Portanto, concluiu-se que a adoção das IFRS propiciou melhorias na qualidade, comparabilidade e relevância do processo contábil, refletindo-se no refinamento e acurácia do protocolo de avaliação, obtendo-se valores mais próximos aos de mercado, embora não tenha havido alterações na essência deste protocolo.

Palavras-chave


Avaliação de empresas; Valor econômico; Valor patrimonial; Valor terminal; Valor da ação.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Apoio institucional:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Avenida dos Economistas, s/n - Cidade Universitária
CEP 50670-901 - Recife - Pernambuco - Brasil
Tel/fax. 55-(81) 21268874

 

Indexadores

 

BASE Logo