A PRÁTICA DA AULA EXPOSITIVA: PESQUISA SOBRE SEU USO EM CURSOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS NA REGIÃO DA GRANDE SÃO PAULO

Ivam Ricardo Peleias, Paulo Ricardo Tardoque, Paulo Rogério Seraphim, Fabíola D´Agostini Peleias

Resumo


Buscou-se analisar as práticas de aula expositiva de professores em seis cursos de Ciências Contábeis da grande São Paulo. Foram entrevistados seis professores, divididos em dois grupos distintos. A pesquisa é descritiva e qualitativa. As principais práticas constatadas foram: a interação com os alunos no início do curso, aliada à experiência profissional do professor, para conhecer o perfil do aluno; o uso da lousa e do projetor multimídia. As ações relatadas pelos docentes para verificar a assimilação dos conteúdos ministrados e superar as dificuldades enfrentadas foram atividades práticas e atendimento aos alunos para esclarecer dúvidas, as quais, segundo os entrevistados, ocorrem menos do que se espera. A avaliação institucional dos professores pelos alunos se mostrou como ferramenta disponível para cinco dos entrevistados aperfeiçoarem suas práticas. Em 54,0% dos itens investigados, as respostas dos docentes estão alinhadas à literatura, indicando a adoção dos artifícios ali sugeridos para a consecução dos objetivos vinculados ao uso da aula expositiva.

Palavras-chave


estratégias de ensino, ensino superior, Contabilidade, Brasil.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Apoio institucional:
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (PPGCC)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Avenida dos Economistas, s/n - Cidade Universitária
CEP 50670-901 - Recife - Pernambuco - Brasil
Tel/fax. 55-(81) 21268874

 

Indexadores

 

BASE Logo