A gênese instrumental na relação de licenciandos em matemática com uma maquete tátil no estudo de probabilidade
Palavras-chave:
teoria da instrumentação, maquete tátil, conceitos básicos de probabilidadeResumo
O objetivo desta pesquisa foi investigar elementos nas ações de licenciandos em Matemática, que sinalizassem a presença da gênese instrumental (GI) ao resolverem tarefas de Probabilidade no contexto da maquete tátil. Foi utilizada como fundamentação teórica a Teoria da Instrumentação (TI) proposta por Rabardel, sendo que nesta teoria a gênese instrumental (transformação de um artefato em instrumento) pode ser investigada a partir do Modelo das Situações de Atividades Instrumentadas, considerando-se os polos: Sujeito (S), licenciandos em Matemática, Instrumento (I) maquete tátil, composta por peças e tarefas da Sequência de Ensino Os Passeios Aleatórios do Jefferson (SE PAJ) e Objeto (O) os conceitos básicos de Probabilidade. A aplicação foi realizada com nove licenciandos em Matemática (quatro grupos), em um único encontro de três horas/aula. Foram analisadas as relações [S-I], [S-(I)-0] e [I-O] para investigar a presença da GI nas ações e respostas de apenas um dos grupos (dois alunos) em cinco das treze tarefas da SE PAJ, que abordavam o conceito de chance e se referiam/utilizavam a peça campainha. Analisando os resultados, identificou-se, por exemplo, os seguintes elementos que sinalizaram a presença da GI: a autonomia crescente dos alunos na manipulação das peças, o amadurecimento do conceito de chance, evidenciado por uma mudança nos esquemas de utilização dos alunos, de acordo com as diferentes situações apresentadas. Por fim, verificou-se que a maquete tátil, inicialmente com status de artefato para os alunos, transformou-se, considerando a GI como um processo contínuo, num instrumento, demonstrando o potencial deste material para o trabalho com Probabilidade.
Referências
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais:Adaptações Curriculares. Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC/SEF/SEESP, 1998.
BRASIL. Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.v. 2. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006.
CAZORLA, I. M.; GUSMÃO,T. C.; KATAOKA, V. Y. Validação de uma Sequência Didática de Probabilidade a partir da Análise da Prática deProfessores, sob a Ótica do Enfoque Ontossemiótico. Bolema, São Paulo,v. 24, n. 39, p. 537-560, 2011.
COUTINHO, C. de Q. e S. C. Introdução ao conceito de probabilidade por uma visão frequentista. 1994. Dissertação (Mestradoem Matemática), PUC, SãoPaulo, 1994.
GAL, I. Towards 'probability literacy' for all citizens. In: JONES, G.A (ed.).Exploring probability in school: Challenges for teaching and learning. USA: Springer,2005. p. 39-63.
GUIMARÃES, M. A. S. A interação entre estudante cego e vidente em atividades envolvendo conceitos básicos de probabilidade mediadas pela maquete tátil. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)-Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, 2014.
GUIMARÃES, U. V. Estudo das interações entre estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental e noções de probabilidade mediada pela maquete tátil.2015. Tese (Doutorado em Educação Matemática)-Universidade Anhanguera de São Paulo,São Paulo, 2015.
KATAOKA,V. Y. et al.A Educação Estatística no Ensino Fundamental II em Lavras, Minas Gerais, Brasil: avaliação e intervenção. Revista Latinoamericana de Investigación enMatemática Educativa, v.14, n. 2, p.234-263, 2011. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=33519238005>. Acesso em: 07 maio 2015.
KATAOKA, V.Y. et al. Uso de uma maquete tátil na aprendizagem de probabilidade por alunos cegos e videntes. Edital Universal 14/2013: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico –CNPq,2013.
NOGUEIRA, L. M. Análise dos esquemas de estudantes ao resolverem situações envolvendo conceitos básicos de Probabilidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) -Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus,Bahia, 2015.
RABARDEL, P. Les Hommes et Les Tecnologies:une approche cognitive des instruments contemporains. Paris: Armand Colin, 1995, 239 p. Disponível em: <http://ergoserv.psy.univ-paris8.fr/Site/Groupes/Modele/Articles/Public/ART372105503765426783.PDF>. Acesso em: 17 jun. 2014.
SANTOS, F. B. Análise da construção de pictogramas 3D no contexto da aprendizagem de probabilidade por estudantes cegos e videntes. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática)-UniversidadeEstadual de Santa Cruz, Ilhéus,Bahia, 2014.
VIALI, L. O ensino de Estatística e Probabilidade nos cursos de licenciatura em Matemática. Anais...Estância de São Pedro, São Paulo: Associação Brasileira de Estatística, 2008.
VITA, A. C. Análise instrumental de uma maquete tátil para a aprendizagem de probabilidade por alunos cegos.2012. Tese (Doutorado em Educação Matemática)-Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
VITA, A. C.et al. Uso de uma maquete tátil na aprendizagem de probabilidade por alunos cegos e videntes de escolas públicas baianas de Itabuna e Ilhéus. Projeto de pesquisa. Ilhéus: UESC, 2012.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente:o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. OrganizadoresMichael Cole et al. Tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007. (coletânea de ensaios publicados originalmente em russo entre os anos de 1930 a 1935).
WATSON, J.M. Statistical literacy at school:growth and goals. London: Laurence ErlbaumAssociates, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0).
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d. Os conteúdos da Revista Em Teia estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0). Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
Authors who publish with this journal agree to the following terms:
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) License.
b. Authors are able to enter into separate, additional contractual arrangements for the non-exclusive distribution of the journal's published version of the work (e.g., post it to an institutional repository or publish it in a book), with an acknowledgement of its initial publication in this journal.
c. Authors are permitted and encouraged to post their work online (e.g., in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as earlier and greater citation of published work.
d. This license allows reusers to copy and distribute the material in any medium or format in unadapted form only, for noncommercial purposes only, and only so long as attribution is given to the creator.