A gênese instrumental na relação de licenciandos em matemática com uma maquete tátil no estudo de probabilidade

Auteurs

  • Érica Santana Silveira Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Aida Carvalho Vita Universidade Estadual de Santa Cruz
  • Verônica Yumi Kataoka Universidade Estadual de Santa Cruz

Mots-clés :

teoria da instrumentação, maquete tátil, conceitos básicos de probabilidade

Résumé

O objetivo desta pesquisa foi investigar elementos nas ações de licenciandos em Matemática, que sinalizassem a presença da gênese instrumental (GI) ao resolverem tarefas de Probabilidade no contexto da maquete tátil. Foi utilizada como fundamentação teórica a Teoria da Instrumentação (TI) proposta por Rabardel, sendo que nesta teoria a gênese instrumental (transformação de um artefato em instrumento) pode ser investigada a partir do Modelo das Situações de Atividades Instrumentadas, considerando-se os polos: Sujeito (S), licenciandos em Matemática, Instrumento (I) maquete tátil, composta por peças e tarefas da Sequência de Ensino Os Passeios Aleatórios do Jefferson (SE PAJ) e Objeto (O) os conceitos básicos de Probabilidade. A aplicação foi realizada com nove licenciandos em Matemática (quatro grupos), em um único encontro de três horas/aula. Foram analisadas as relações [S-I], [S-(I)-0] e [I-O] para investigar a presença da GI nas ações e respostas de apenas um dos grupos (dois alunos) em cinco das treze tarefas da SE PAJ, que abordavam o conceito de chance e se referiam/utilizavam a peça campainha. Analisando os resultados, identificou-se, por exemplo, os seguintes elementos que sinalizaram a presença da GI: a autonomia crescente dos alunos na manipulação das peças, o amadurecimento do conceito de chance, evidenciado por uma mudança nos esquemas de utilização dos alunos, de acordo com as diferentes situações apresentadas. Por fim, verificou-se que a maquete tátil, inicialmente com status de artefato para os alunos, transformou-se, considerando a GI como um processo contínuo, num instrumento, demonstrando o potencial deste material para o trabalho com Probabilidade.

Bibliographies de l'auteur

Érica Santana Silveira, Universidade Estadual de Santa Cruz

É licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (2013). Atualmente, é mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Matemática pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Está desenvolvendo sua pesquisa sobre a Gênese Instrumental na aprendizagem de conceitos básicos de probabilidade por alunos cegos. Sendo sua linha de pesquisa Educação Matemática Inclusiva.

Aida Carvalho Vita, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação MatemáticaUESC, Bahia, Brasil

Verônica Yumi Kataoka, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Estatística e Experimentação AgropecuáriaUESC, Bahia, Brasil

Références

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Publiée

2016-06-29

Comment citer

Silveira, Érica S., Vita, A. C., & Kataoka, V. Y. (2016). A gênese instrumental na relação de licenciandos em matemática com uma maquete tátil no estudo de probabilidade. Em Teia | Revista De Educação Matemática E Tecnológica Iberoamericana, 6(3). Consulté à l’adresse http://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/2244

Numéro

Rubrique

ARTIGOS - EDIÇÃO TEMÁTICA - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA